Uma das maiores franquias de entretenimento do mundo, Call of Duty (CoD), da produtora Activision, lançou neste mês de outubro o jogo Black Ops 4.
Desta vez, a campanha single-player foi descartada, deixando-nos apenas com a experiência multiplayer. Neste caso, mais precisamente, três experiências: o tradicional deathmatch e partidas de dominação; modo de zumbi, no qual quatro jogadores tentam sobreviver o maior tempo possível contra hordas de mortos-vivos; e o novo modo Blackout, uma variação do gênero Battle Royale, explorado com tanto sucesso por Fortnite e Battlegrounds PlayerUnknown (PUBG).
De forma brilhante, os desenvolvedores tiveram o capricho de disponibilizar uma grande diversidade de armas, praticamente usando todo arsenal da franquia, no modelo Battle Royale, onde 100 jogadores saltam de paraquedas em um ambiente fechado e continuam matando uns aos outros até que apenas um sobreviva. O mapa é apertado, mas tem boa variação de ambientes, como canteiros de obras, estações ferroviárias e belas mansões modernistas e, ao contrário do mundo dos parques temáticos de Fortnite, tudo parece natural.
Isso adiciona uma tensão que lembra o PUBG, mas o modo Blackout adiciona as vantagens do Call of Duty tradicional, como movimento silencioso, aumento da saúde e a capacidade de detecção. Isso adiciona profundidade tática às batalhas, especialmente à medida que o mapa diminui de tamanho. Enquanto isso, Zombies fornece uma seleção de desafios para o jogador, já que os mapas estão cheios de segredos, armadilhas e easter eggs. Parte da diversão é explorar e descobrir novas formas de fugir dos mortos vivos.
O design visual é adorável, os ambientes são labirínticos e muito bem desenvolvidos. Aconselho para este modo, principalmente para garantir a diversão e compartilhar o pânico, jogar com os amigos. No multijogador tradicional, as opções Team Deathmatch, Kill Confirmed e Domination estão de volta, enquanto que novidades como Control e Heist injetam vida nova ao modo. Control é essencialmente uma evolução de Domination, onde as equipes alternam entre defender e atacar duas áreas.
A grande diferença é que em Control, cada equipe tem um limite de vidas, o que alterna por completo a forma de jogar. Heist, por sua vez, é uma novidade em CoD, mas será familiar para quem jogou Counter-Strike ou Payday. Duas equipes devem tentar chegar a um saco de dinheiro, para depois o extraírem. Uma das particularidades de Heist é que aqui não irão começar com classes ou armas escolhidas, mas com uma pistola e 500 dólares para comprarem equipamento.
O equipamento superior custa mais dinheiro, o que significa que têm de escolher entre gastar dinheiro ou poupá-lo para as rodadas futuras. A equipe que conseguir extrair o saco de dinheiro, vai ter mais dólares para gastar na rodada seguinte. Call of Duty: Black Ops IV é um jogo que, ao mesmo tempo, remonta ao passado, mexendo com o presente e pensando no futuro. Sua fusão de experiências multijogador podem ser uma dica para onde os jogos de alto orçamento estão indo. Particularmente, sinto a falta do modo single-player, principalmente por ser um CoD, mas, por outro lado, na minha opinião, este é o jogo da franquia mais agradável dos últimos anos.
Por Rodrigo Montezzo