O home office caiu no gosto dos brasileiros e, com isso, o que era para ser uma solução temporária virou tendência. Segundo um levantamento feito pela GeekHunter, empresa brasileira especializada em recrutamento para vagas de TI, 78% dos profissionais preferem continuar com o modelo remoto, sobretudo, diante do conforto, flexibilidade e liberdade que a modalidade oferece.
Além disso, de acordo com o mesmo estudo, ⅔ dos entrevistados notaram melhorias no seu desempenho, o que proporcionou um salto de produtividade. Para muitos, o principal motivo deste aumento é a qualidade de vida que o trabalho remoto trouxe para os colaboradores.
Diante desta nova realidade, não dá mais para utilizar a mesa de jantar como escrivaninha. Por isso, existem algumas soluções essenciais e simples que auxiliam a transformar um cantinho do lar, mesmo que pequeno, em um ambiente de trabalho agradável, organizado e funcional.
Confira abaixo algumas dicas de como ter um home office pequeno bem planejado e decorado em casa:
1. Opte por um ambiente confortável
A primeira regra básica é escolher um ambiente que seja benéfico para o seu trabalho, delimitando corretamente os espaços. Porém, ainda que não haja um quarto específico para transformá-lo em escritório ou que o apê seja muito compacto, é possível ter um home office próprio e funcional.
Para Pamela Paz, CEO do Grupo John Richard, detentor das marcas John Richard e Tuim, existem alguns cuidados para escolher o ambiente ideal. “Opte por um local que não tenha muito barulho externo, a exemplo da rua, nem onde as pessoas da sua casa precisam passar com frequência, como a cozinha. O ideal é que este ambiente seja o mais tranquilo para te auxiliar na concentração. É possível aproveitar alguns cantinhos do quarto ou até mesmo da sala, pois, o mais importante é saber criar uma rotina e delimitar os ambientes”, complementa.
2. Preze pela organização do espaço
Ser organizado é fundamental para garantir produtividade, ainda mais em um home office pequeno. Papéis, fios, canetas, agenda e todos os outros objetos devem estar no seu devido lugar e organizados. Uma solução para quem trabalha com muitos documentos e impressões, por exemplo, é organizá-los em pastas ou até mesmo caixas.
Opte por acessórios de bancada, prateleiras, armários organizadores e gaveteiros, eles não ocupam muito espaço, podem ser alterados de lugar quando necessário e ainda auxiliarão manter tudo organizado.
Outra dica importante, é o uso de planners que podem ser instalados em frente a sua bancada. Eles ajudam a lembrar dos compromissos e reuniões, além de serem decorativos, e contribuíram com os horários e disciplina.
3. Escolha móveis confortáveis
Sabemos que existem inúmeras mesas, cadeiras e estantes com design inovadores, porém, ao escolher como mobiliar o local de trabalho, é necessário prezar pelo conforto. “Por mais incrível e moderna que possa ser uma cadeira, por exemplo, o ideal é que ela seja confortável, ergonômica e ajustável, uma vez que você passará horas ali”, destaca Paz. Além disso, é possível alugar todos os móveis necessários para o home office, o que garante economia de tempo e dinheiro, flexibilidade, praticidade e zero preocupação com manutenção.
4. Personalize o ambiente
Ter um ambiente de trabalho personalizado é uma das ideias mais legais e pessoais do home office. Vasos de plantas, porta-retratos, itens de papelaria e até mesmo a paleta de cores do ambiente permite deixá-lo mais bonito e agradável ao exercer suas funções. “Aposte em cores claras e neutras, pois elas contribuem para um espaço visualmente mais amplo, além de trazer leveza ao ambiente que permite uma rotina mais calma”, conclui Pamela.