Caio Collet traçou boa carreira no kart, com quatro títulos nacionais, seis títulos paulistas e dois títulos do Top Kart Brasil. Depois, rumou para a Fórmula 4: primeiro nos Emirados Árabes, depois na França.
O bom desempenho, mais uma vez, permitiu que o brasileiro alçasse voos maiores: Fórmula Renault Eurocup (hoje FRECA, após fusão com a Fórmula Regional Europeia) em 2019 e 2020 e, por fim, a Fórmula 3.
Após um ano de estreia na F3, com 93 pontos, 2 pódios e a 9ª colocação geral, o piloto somou menos tentos em 2022 — mas o saldo, ainda sim, é positivo: 88 pontos, 8ª posição na tabela, com duas vitórias, cinco pódios, uma pole-position e 2 voltas mais rápidas no currículo. Justamente por esse salto individual, o brasileiro revelou, em entrevista ao site GRANDE PRÊMIO, que pretende subir mais um degrau em 2023.
“O objetivo é, realmente, a Fórmula 2. Não tem muito sentido em fazer mais um ano de F3, na minha opinião. São dois anos, ganhamos corridas, fiz poles e subi bastante ao pódio, o que faltou foi disputar o campeonato, o que é uma pena. Mas estou preparado para subir de categoria”, revelou o brasileiro, presente na estrutura da Alpine no paddock da F1, antes do GP de São Paulo — vencido por George Russell. “Não tem nada fechado com a Alpine ainda, mas, dependendo do rumo que tomar para o ano que vem, quero seguir junto à Academia com todo o suporte deles”, completou.
Por E. Cortez / Foto: Divulgação