Muitos consumidores passam o ano fazendo economia para aproveitar os descontos prometidos na Black Friday. Porém, neste ano, as ofertas não estão tão atrativas frustrando as expectativas dos clientes. As queixas e reclamações tomaram conta da internet nesta sexta-feira (25) e os órgãos de defesa do consumidor registraram pico de atendimento.
O Procon-SP registrou 697 reclamações referentes à Black Friday ao longo do dia de ontem (25). De acordo com o órgão, 190 consultas e orientações foram registradas nas redes sociais, totalizando 887 atendimentos até o final da tarde. O balanço das reclamações ser conferido no site do Procon-SP (https://www.procon.sp.gov.br).
A principal queixa refere-se a atraso ou não entrega do produto: 232 reclamações ou 33% do total. Além desse, os principais questionamentos são produto ou serviço entregue diferente, incompleto ou com danos (82 queixas); maquiagem de desconto – quando o desconto oferecido não é real (82 queixas); produto ou serviço indisponível (70 casos); e mudança de preço ao finalizar a compra (66).
Além do Procon, o Reclame Aqui também monitorou a Black Friday. O serviço registrou 5.447 reclamações referentes à Black Friday em dois dias (12h de quarta-feira (23) até 6h desta sexta-feira, 25). Conforme o portal, o principal motivo das reclamações dos consumidores é a propaganda enganosa, com 16,94% dos registros, seguido de atraso na entrega com 16,58%.
“Queria comprar uma cafeteira para fazer capuccino. Comecei a pesquisar em setembro para acompanhar os preços nos sites. Esperava uma boa oferta e não consegui. Em alguns sites o valor até subiu e o único desconto que encontrei foi de R$ 30,00”, reclama a auxiliar de cozinha Adriana Ribeiro que não conseguiu comprar o produto. “Agora é esperar pra ver se abaixo o preço para o Natal”, comenta.
Em Rio Claro, muitas lojas anunciaram promoções por meio de faixas e cartazes. As lojas do comércio de rua atenderam em horário estendido até as 22 horas. Hoje (26), também haverá horário especial no comércio de rua, das 9 às 18 horas.
Os estabelecimentos comerciais do shopping funcionam em horário normal, das 10 às 22 horas. O centro de compras realiza até domingo uma megaliquidação que promete descontos de até 70% em diversos produtos.
Por Redação DRC / Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil