O Brasil estreou bem na Copa do Mundo do Qatar 2022 e venceu a Sérvia por 2×0, em partida disputada ontem (24) no estádio Lusail em Doha, pela primeira rodada do grupo G da competição. O centroavante Richarlison foi autor dos dois gols da vitória brasileira.
No primeiro tempo, os comandados do técnico Tite tiveram dificuldades para furar o bloqueio defensivo do time sérvio e, por conta disso, apenas duas chances de gol foram criadas. Uma com Vini Jr, que saiu na cara do goleiro mas não conseguiu superá-lo, e a outra com Rafinha que bateu fraco, quando também estava cara a cara com o goleiro Milinkovic.
Na segunda etapa bateu o cansaço no time da Sérvia, que afrouxou a marcação permitindo que o Brasil se soltasse em campo, encontrasse espaço na defesa adversária para tocar a bola e criar jogadas de ataque.
O primeiro gol saiu aos 17 minutos, quando Neymar arrancou pelo meio, invadiu a área e serviu Vini Jr. que bateu rasteiro para a defesa parcial do goleiro sérvio. Na sobra de bola, Richarlison, bem colocado dentro da pequena área, empurrou para dentro do gol abrindo o placar a favor do Brasil.
A partir daí, o domínio brasileiro foi ainda maior em campo. Controlando a posse de bola, a seleção brasileira não permitiu que a Sérvia se aventurasse ao ataque.
O segundo gol, que sacramentou a primeira vitória brasileira na Copa, foi uma pintura e fez levantar os mais de 80 mil torcedores presentes ao estádio Lusail. Richarlison recebeu o cruzamento da esquerda, dominou a bola que veio pelo alto, ajeitou o corpo e de virada bateu de pé direito, fora do alcance do goleiro da Sérvia.
Soberano no jogo, o Brasil não se acomodou. O técnico Tite fez alterações para manter o time no ataque. Entraram no segundo tempo os atacantes Gabriel Jesus, Rodrigo, Anthony e Bruno Martinelli, além do volante Fred.
A preocupação para a sequência da Copa, porém, é o atacante Neymar que saiu com o pé machucado e já foi submetido a tratamento de gelo ainda no banco de reservas, após sua saída em campo.
O lateral direito Danilo, também sentiu lesão muscular na perna direita e, a exemplo de Neymar, será avaliado pela equipe médica da seleção nas próximas horas.
Na segunda rodada do Mundial, o Brasil vai enfrentar a seleção da Suíça na segunda-feira (28), às 13h00 (Brasília).
Satisfeitos com a vitória torcedores e esportistas rio-clarenses comemoram o primeiro êxito do Brasil na Copa 2022.
Por Geraldo Costa Jr. Foto: Simon Stacpoole