A seleção brasileira de futebol masculino inicia na tarde de hoje (24) a sua caminhada em busca do título mundial que não conquista há 20 anos. O primeiro desafio será contra a Sérvia, que o Brasil já enfrentou na Copa da Rússia, em 2018, e venceu por 2×0.
A partida será disputada no estádio Lusail, nas proximidades de Doha, e terá início às 16h00 (Brasília). O jogo é válido pela primeira rodada do Grupo G da competição.
Considerada uma das favoritas à conquista do título, a seleção brasileira, é a única que participou de todas as edições anteriores da Copa do Mundo, iniciada em 1930, no Uruguai.
Pentacampeã, a seleção brasileira venceu a disputa nos anos de 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002. Treinada pelo técnico Tite, desde 2016, a equipe mantém vários jogadores que disputaram a Copa da Rússia, quatro anos atrás. Entre eles, o experiente zagueiro Thiago Silva, que se mantém titular da equipe e o camisa 10 Neymar, maior esperança de gols do Brasil em busca da sexta conquista mundial.
Passeou nas eliminatórias
Nas Eliminatórias Sul-americanas, o Brasil não teve dificuldades para obter sua classificação para a Copa do Mundo. Liderou a disputa do começo ao fim, fazendo 45 pontos (14 vitórias em 17 jogos) e a melhor campanha desde que a competição passou a ser disputada por pontos corridos.
Não havendo surpresa de última hora, o Brasil deve estrear na Copa com a seguinte escalação: Alisson, Danilo, Thiago Silva, Marquinhos e Alex Sandro; Casemiro e Lucas Paquetá; Raphinha, Richarlison, Neymar e Vini Junior.
Sérvia é o primeiro desafio da seleção brasileira
Para chegar à Copa do Mundo, a Sérvia superou nas eliminatórias a forte seleção de Portugal, do craque Cristiano Ronaldo. Com participações recentes em mundiais, a Sérvia esteve presente em outras três edições de Copa do Mundo.
Em 2006, sob o nome de ‘Sérvia e Montenegro’, a equipe foi mal e acabou eliminada na primeira fase. Em 2010, nem a vitória histórica sobre a Alemanha, impediu que o time caísse novamente na fase de grupos.
Os sérvios não se qualificaram para o Mundial de 2014, disputado no Brasil. E em 2018, na Rússia, enfrentou o Brasil na primeira fase e perdeu por 2×0. A única vitória foi contra a Costa Rica, por 1×0, que, no entanto, não foi suficiente para classificar o time para as oitavas de final.
Dois dos maiores destaques da seleção da Sérvia atuam no futebol italiano. O atacante Dušan Vlahović, joga na Juventus e Milinković-Savić, defende a Lazio. O centroavante Aleksandar Mitrović, centroavante, é atleta do Fulham da Inglaterra e Dušan Tadić, capitão e camisa 10 do Ajax da Holanda.
Demais jogos nesta quinta
Além de Brasil x Sérvia, jogam também nesta quinta-feira (24), pelo Grupo G, Suíça x Camarões, às 7h00 (Brasília). Pelo Grupo H, outros dois jogos: às 10h00, o Uruguai enfrenta a Coréia do Sul e às 13h00, tem a partida entre Portugal x Gana.
Por Geraldo Costa Jr. / Foto: Divulgação CBF