Produzir arte através de matéria-prima muitas vezes disponível em grande escala na natureza é uma forma de contribuir com o meio ambiente. O trabalho artesanal é muito lindo, criativo e diferente dos demais, por sua forma de ser produzido, dele também muitas tribos e povos tiram seu sustento financeiro.
No trabalho artesanal é possível aliviar a todos os processos, a sustentabilidade, escolhendo fornecedores engajados nesse negócio, reduzir resíduos, otimizando os processos de produção, conscientizando os trabalhadores envolvidos, entre outros benefícios.
Em nosso país o consumismo entre as pessoas é desenfreado, sendo o Brasil um dos países que mais produz resíduos no meio ambiente. O artesanato sustentável reaproveita e recicla esses resíduos, produzindo materiais através da arte, utilizando diferentes técnicas.
Dentre os diversos resíduos que podem ser reaproveitados temos os plásticos, madeiras, polímeros, metais, vidros, etc, produzindo inúmeros artigos com esses resíduos, que após reaproveitados e reciclados ganham sua originalidade.
No reaproveitamento é importante o artesanato dar vazão a sua criatividade, a madeira é um dos materiais mais bem aproveitados, como paletes de armazenamento e transporte, caixotes, que transformam-se em peças criativas, utilitárias e decorativas. A nova geração que é muito consumista têm no artesanato uma forma de expressão artística, adquirindo maior consciência ambiental.
O artesanato sustentável desestimula o consumo exagerado, pois a reutilização dos materiais torna-se uma forma de resistência. As ações de preservação e os esforços para manter os recursos naturais preservados envolvem toda a comunidade.
A produção de peças e objetos de maneira manual é a característica mais marcante do artesanato sustentável, tudo tem uma ligação do homem com o meio ambiente em que vive, sua cultura, por ser personalizado e único tem grande valor. Todo o material que iria para o lixo, agora ajuda na geração de renda de centenas de famílias.
A conscientização ambiental de toda a população torna-se cada vez mais importante, como exemplo, o primeiro passo que todo cidadão deve fazer é separar os resíduos sólidos dos resíduos orgânicos, para que os materiais possam ser reaproveitados e reutilizados.
Os resíduos orgânicos também podem ser aproveitados para ajudar no crescimento e desenvolvimento das plantas, sendo utilizados como adubos e fertilizantes. Apenas os rejeitos devem ser descartados, pois já tiveram suas vidas úteis de tratamento e recuperação esgotados.
A profissão de artesão foi regulamentada em todo país através da Lei nº13.180 sancionada no ano de 2015, podendo ser enquadrada no MEI- Microempreendedor individual, garantindo assim, aposentadoria, auxilio maternidade, auxilio doença e outras vantagens de acordo com a lei.
O artesanato sustentável vem cada vez mais sendo considerado um produto de luxo, quando o profissional é diferenciado no ramo e suas peças originais, tem o reconhecimento do público.
As peças podem ser vendidas em lojas, feiras, eventos culturais, redes sociais, etc. O meio ambiente está sendo cada vez mais beneficiado através desse trabalho diário e criativo.