Na semana de combate à dengue, de 21 a 26 de novembro, Rio Claro intensifica as ações para acabar com focos do mosquito transmissor da doença. “Para evitar a dengue, é necessário que toda a comunidade também esteja engajada, por isso além do trabalho de eliminação de criadouros, as ações preventivas incluem a disseminação de informações”, destaca Giulia Puttomatti, presidente da Fundação Municipal de Saúde.
Dois locais de grande movimentação de pessoas, o Jardim Público e antiga estação ferroviária terão exposição e entrega de informativos na terça-feira (22), das 9 às 15 horas. “O objetivo é alertar para a importância da prevenção à dengue e de cada um fazer a sua parte para impedir a proliferação do Aedes aegypti”, frisa Pedro Buzzá, que coordena o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).
Mutirões nos bairros também estão programados. As equipes do CCZ irão percorrer na quarta-feira (23) os bairros Jardim São João e Jardim São Caetano. Na quinta-feira (24) a ação preventiva será no Jardim das Flores e no Santa Maria e na sexta-feira (25) no Boa Vista. Os mutirões serão das 7 às 13 horas.
“Durante a ação os agentes irão recolher materiais que possam ser utilizados pelo mosquito como criadouro e também orientar a comunidade”, observa Valdirene Bordin, responsável pelo setor de combate a endemias do CCZ.
Além disso, nas unidades de saúde da família do município a população receberá orientações preventivas à dengue ao público.
Boletim divulgado na quinta-feira (17) pela Vigilância Epidemiológica aponta 360 casos de dengue neste ano no município. Não há casos neste ano no município de chikungunya, zika vírus e febre amarela, doenças também transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.
Foto: Divulgação