O GP de São Paulo da F1 foi um grande sucesso de público. Após os três dias de atividades no Autódromo de Interlagos, mais de 230 mil pessoas foram conferir de perto a 21ª etapa da temporada 2022 e o fim de semana perfeito para o britânico George Russell. Aos 24 anos e em sua primeira temporada na Fórmula 1, o piloto da Mercedes que dirige karts desde os oito anos conquistou a primeira vitória de sua carreira depois de uma pilotagem limpa e tranquila na Zona Sul de São Paulo.
Russell começou na pole, fez uma largada tecnicamente impecável, cravou a melhor volta do circuito e se manteve na frente durante toda a prova para vencer a penúltima etapa da temporada.
Para completar o domingo mágico em que a bandeira quadriculada se agitou pra ele pela primeira vez, Russell também viu o heptacampeão Lewis Hamilton pelo retrovisor, em segundo, fazendo com ele uma inesperada dobradinha da Mercedes no Brasil. O ferrarista Carlo Sainz completou o pódio, em terceiro.
A dupla da Mercedes foi beneficiada pelo próprio talento e pela imperícia ou azar dos principais concorrentes no começo da prova. Max Verstappen, o atual e antecipado campeão, bateu em Hamilton no começo da corrida, provocou uma onda de fúria na torcida brasileira, foi aos boxes e acabou punido em cinco segundos, perdendo as chances de brigar pela ponta. Charles Leclerc, atingido por Lando Norris, bateu nos pneus e também ficou fora da disputa.
A Fórmula 1 volta no próximo fim de semana, no GP de Abu Dhabi.
Por E. Cortez / Foto: Instagram