As pessoas interessadas em participar da campanha Papai Noel dos Correios já podem adotar as cartinhas. O lançamento oficial da campanha será realizado na próxima quarta-feira (16), mas as cartinhas já estão disponíveis para adoção. Esse gesto de solidariedade pode tirar do papel e tornar realidade o sonho de uma criança.
A campanha funciona da seguinte forma: crianças de até 10 anos e alunos matriculados até o quinto ano em escolas públicas escrevem com pedidos de presentes para o Papai Noel. As crianças com deficiência (PcD), independentemente de idade, também pode participar, assim como os pequenos acolhidos em creches, abrigos e núcleos socioeducativos. É permitido apenas o envio de uma carta por criança.
Segundo informações da agência central dos Correios de Rio Claro, as crianças podem pedir brinquedos, material escolar, calçados e roupas. Todas as cartinhas são lidas e passam por uma triagem antes de serem colocadas para adoção.
Os “padrinhos e madrinhas” adotam as cartinhas e realizam o desejo da criança. Os presentes são entregues pelos Correios antes do Natal. De acordo com os Correios, “qualquer pessoa pode participar da campanha e fazer a alegria de uma criança”.
Como enviar as cartas
As crianças podem enviar as cartas até o dia 16 de dezembro, data em que também é encerrado o período de adoção. As cartinhas podem ser enviadas (ou deixadas) na agência central na Rua 1 esquina da Avenida 2, número 1.171, Centro, ou pela internet através do blog do Noel (https://blognoel.correios.com.br/). Para envio on-line, as cartinhas devem ser fotografadas e digitalizadas. É importante que a imagem esteja nítida para que possa ser lida e compreendida pelo Papai Noel.
As cartas devem ser manuscritas e não podem conter endereço, telefone e/ou foto da criança. Segundo os Correios, “a identificação da criança será realizada no momento do cadastro e não será divulgada para os padrinhos, em nenhuma hipótese”. As cartas que descumprirem essas regras não serão selecionadas para participar da campanha.
Por isso, é preciso muita atenção na hora de escrever. A criança deve ser identificada com nome completo para evitar duplicidade. No cadastro é necessário informar endereço e telefone para contato. Qualquer informação errada ou incompleta pode descaracterizar a carta. Portanto, atenção aos detalhes e regras da campanha.
Como adotar as cartinhas
Para adotar, é simples e fácil. Basta acessar o blog da campanha (https://blognoel.correios.com.br/). Na página, é preciso clicar em “Adoção On-line” e seguir os passos indicados. O padrinho ou madrinha deve escolher a localidade para visualizar as cartinhas disponíveis em cada cidade participante da campanha. Não haverá adoção direta na agência dos Correios de Rio Claro como antigamente. O procedimento será exclusivamente on-line.
Após a adoção da cartinha, o padrinho ou madrinha deve entregar os presentes na agência dos Correios da Rua 1. Os presentes precisam conter as informações da cartinha para que a unidade postal possa identificar a criança. Não é permitida a entrega direta do presente do padrinho/madrinha para a criança.
Campanha
A campanha Papai Noel dos Correios existe há anos. Nesse período, mais de seis milhões de cartinhas foram atendidas em todo o Brasil. Na edição de 2020, a campanha recebeu cerca de 100 mil cartas e 75% delas foram adotadas. No ano passado, foram mais de 209 mil cartas recebidas e mais de 150 mil adotadas. Em Rio Claro são centenas de cartinhas recebidas e adotadas todo ano.
Por Redação DRC