Um momento de festa sempre é muito bom para compartilhar momentos felizes com familiares e amigos, seja em churrascos, aniversários, casamentos, formaturas, batizados ou qualquer outro evento, sempre há bons motivos para comemorar.
Eventos geralmente geram muitos desperdícios desnecessários, mas fazer uma festa sustentável e comemorar momentos de alegrias também com o meio ambiente é possível e necessário.
O primeiro ponto a destacar é escolher, utensílios sustentáveis, pratos, talheres e toalhas de papel. Toalhas de plástico e papel parecem ser fáceis de usar, porém o lixo gerado é imenso. Alternativas sustentáveis estão sendo desenvolvidas utilizando fibra de coco em copos, pratos e talheres, também podem ser usados pratos, copos e talheres reutilizáveis.
Outro item que deve ser repensado em suas festas são os canudos plásticos, muitas vezes eles acabam em nossos oceanos, impactando a vida marinha, pois são muito difíceis de reciclar. A alternativa sustentável é trocar os canudos plásticos por canudos comestíveis, de inox, de bambu e de papel biodegradáveis.
Planejar um cardápio sustentável é outra forma de colaborar com o meio ambiente, eles reduzem a necessidade de embalagens desnecessárias e talheres descartáveis, banindo assim o plástico de sua festa e evitando o desperdício. O cardápio sustentável tem receitas de dar água na boca que vão impressionar seus convidados, e se realmente necessitar o uso de embalagens, troque o plástico por papel reciclado e sendo uma festa sustentável não esqueça de separar tudo que pode ser reciclado no final da mesma.
O tema da festa deve ser pensado com carinho para evitar desperdício, por exemplo, substituir balões tradicionais por biodegradáveis, guirlandas e confetes com flores, usar guloseimas e balas para decorar a festa de aniversário das crianças. As decorações de festa podem ser usadas explorando a criatividade pessoal, há vídeos que podem ajudar nesse processo, como exemplo, arranjos criados com garrafas de vidro ou prendedores de roupas, etc, criando uma decoração diferenciada.
Os convites da festa podem ser feitos com papel reciclado, ao invés do papel tradicional, ou utilizar papel feito de bambu ou algodão e usar a criatividade, personalizando os mesmos. Atualmente as pessoas estão optando por convites online, enviados por email, whatsapps, com mensagens personalizadas, onde os convidados possam confirmar ou não a presença.
Por último, podemos ser agentes ambientais aumentando a conscientização das pessoas em nosso evento sobre gerenciamento e reciclagem de resíduos, disponibilizando latões e outros recipientes, devidamente demarcados para que cada pessoa possa separar o que é reciclável do que é orgânico.
Explicar as pessoas antes do evento que sua festa será sustentável e sem desperdício é outra dica, podendo pedir aos convidados que tragam presentes ecológicos, garrafas de vidro em vez de garrafas de plástico.
No final da festa adotando essas dicas, você pode criar um evento com zero desperdício, fazendo com que as pessoas reflitam sobre a gestão de resíduos e diversas maneiras de evitar desperdícios desnecessários.
Esperamos que sua próxima festa seja uma festa verde, com o mínimo de desperdício possível, sendo assim você estará ajudando a aumentar a conscientização sobre a gestão de resíduos e o impacto de nossas escolhas de consumo. Continue festejando a vida e cuidando do meio ambiente.