A situação da Avenida dos Estudantes em Rio Claro foi alvo de intenso debate entre os vereadores na sessão da Câmara Municipal da última segunda-feira (7). Parlamentares pediram melhorias na infraestrutura da via que tem tráfego intenso de veículos e pedestres.
“A Avenida dos Estudantes é um dos locais mais importantes de Rio Claro e precisa urgente de melhorias para atender os moradores da região”, destacou o vereador Sérgio Carnevale. Segundo ele, acidentes graves e até mesmos fatais já ocorreram na via e se nada for feito novas tragédias podem ocorrer.
O parlamentar observou que a Avenida dos Estudantes dá acesso a vários bairros na região, bem como a Escola Municipal Jovelina Moratelli. Carnevale lembrou que apresentou requerimento na sessão do dia 3 de novembro solicitando providências à Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Sistema Viário, “antes que novas tragédias ocorram”.
No documento, ele pede que seja feita a pintura de solo reflexiva, instalação de redutores de velocidade, implantação de rotatória ou semáforo na confluência com a Rua 9-MP, pintura de solo e redutores de velocidade na pista marginal à Avenida dos Estudantes, corte de mato, criação de acostamento – especialmente até o Águas Claras, e melhorias na iluminação tanto na Avenida dos Estudantes quanto na pista marginal.
“A via pública precisa de melhorias e essa demanda vem sendo solicitada há alguns anos”, comentou o vereador Paulo Guedes. De acordo com ele, há necessidade de melhorar o trânsito com instrumento de regulamentação de trânsito, no caso, a construção de rotatórias na avenida, bem como prolongar a alça de acesso até o bairro Residencial Florença.
A solicitação consta de requerimento apresentado pelo vereador Thiago Yamamoto, que solicitada à prefeitura que sejam feitas melhorias de fluxo de trânsito e de sinalização em toda a extensão da Avenida dos Estudantes. O parlamentar destacou alguns pontos da via que precisam de rotatória: no acesso Residencial dos Lírios para facilitar a entrada e saída dos moradores, no cruzamento da avenida com a Rua 16 no Mãe Preta e no cruzamento da via com a Rua 5RAC na entrada do bairro Recreio das Águas Claras.
Avenida Brasil
Além da Avenida dos Estudantes, melhorias também foram solicitadas para a Avenida Brasil. Conforme Carnevale, motoristas têm excedido a velocidade na via que tem duas escolas. Preocupados, os pais pedem a instalação de redutores de velocidade no local.
O vereador protocolou requerimento pedindo à Secretaria de Mobilidade Urbana que realize estudos para verificar a viabilidade para implantação de lombada na Avenida Brasil nas imediações da empresa Riclan. O parlamentar também pede a instalação de redutores de velocidade na avenida perto da escola Dom Pedro I.
Por Redação DRC / Foto: Arquivo/DRC