O ex-vereador e ex-presidente da Câmara de Rio Claro, Valdir Andreeta (PTB), esteve no Centenário e comentou sobre a redução do número de parlamentares no município.
Ele presidia o legislativo em 2011, quando foram mantidas 12 cadeiras por meio de um projeto de sua autoria. “Quem manda é a população e eu usei na época a prerrogativa de ser presidente para apresentar o projeto com 12, que era o que a população estava pedindo”, lembra.
Andreeta destaca que menos vereadores vai gerar economia para os cofres públicos. “Acredito que 12 vereadores são suficientes para a cidade de Rio Claro. Além do mais, diminui o custo, porque seriam sete vereadores e suas assessorias a menos”, enfatizou o político que, durante sete mandatos, esteve na Câmara, dos quais foi quatro vezes presidente.
Para ele, a redução segue uma tendência, sobretudo, popular. “Ninguém quer aumentar o número de vereadores. Não tem isso de representatividade. Se você fizer uma pesquisa na rua, vai perceber que ninguém é a favor de tudo isso de vereadores”, finalizou.
DISCUSSÃO
A discussão sobre a redução de vereadores surgiu em uma conversa entre parlamentares depois do fim da sessão dessa segunda-feira (15), conforme divulgou o Diário do Rio Claro. Na edição dessa quarta-feira (17), o Centenário ouviu presidentes de partidos que ficaram divididos sobre o tema.