A Federação Paulista de Futebol realizou na quarta-feira (2), no Pavilhão do estádio Pacaembu em São Paulo, o Conselho Técnico do Campeonato Paulista da Série A-2 de 2023, que terá a participação de Velo Clube e Rio Claro FC.
Nada mudou em relação ao campeonato disputado na atual temporada. O campeonato terá a participação de 16 equipes. Entre elas, Comercial e Noroeste, que subiram da Série A-3 e de Ponte Preta e Novorizontino rebaixados da Série A1.
Os jogos começam a ser disputados no dia 15 de janeiro. Na primeira fase, as equipes jogam entre si em turno único. Após as 15 rodadas iniciais, classificam-se para os playoffs as 8 melhores colocadas, quando a primeira enfrentará a oitava e assim por diante. Nessa fase, que é a quarta de final, bem como a semifinal e a final, a disputa se dará em 2 jogos e, havendo igualdade entre as equipes, ao final do segundo jogo a decisão da vaga e do título será na disputa de pênaltis. A competição estabelece ainda o rebaixamento para a Série A3, das duas piores equipes ao final da primeira fase.
O Campeonato Paulista da Série A-2 de 2023 terá algumas novidades. Pela primeira vez, o certame terá um patrocinador máster, uma empresa sul-coreana do ramo automobilístico, a Kia Motors, adquiriu o name rights e dará nome oficial ao campeonato, além de premiar o clube campeão com um automóvel.
Outro fato interessante é que a TV Cultura transmitirá os jogos ao vivo em sinal aberto. As partidas do Paulista da Série A2 do próximo ano poderão ser acompanhadas também pelos canais Eleven, Youtube e TNT Sports.
A competição termina no dia 8 de abril. Confira as equipes participantes: Ponte Preta, Novorizontino, XV de Piracicaba, Rio Claro FC, Velo Clube, Oeste, Linense, Primavera, Lemense, Juventus, São Caetano, Monte Azul, Portuguesa Santista, Taubaté, Comercial e Noroeste.
Em entrevista à imprensa após o Conselho Técnico, o presidente da FPF, Reinaldo Carneiro Bastos, teceu alguns comentários sobre os assuntos tratados na reunião. “Temos uma série de tratativas para resolver, como receitas de marketing, vamos arcar também com antidoping, a FPF assumiu os custos de operação de jogo, delegado, equipe de apoio, etc. Vamos receber as bolas em dezembro. Ainda vai ter uma série de encontros para colocar o campeonato em pé. Estamos tirando custos de jogos para equilibrar em outros setores. Temos equipes com as cotas penhoradas, essas subiram mais do que a inflação”, comentou o presidente.
Por Geraldo Costa Jr. / Foto: Rodrigo Acorsi/Ag.Paulistão