O som dos tamborins voltará a retumbar em Rio Claro depois de seis anos. Desde 2016 não acontecem os tradicionais desfiles das escolas de samba na cidade. No entanto, este cenário está prestes a mudar. Nos últimos meses, as escolas já trabalham nos preparativos para a festa de 2023.
A Uesca (União Escolas Samba Cidade Azul) anunciou a ordem dos desfiles que serão realizados em fevereiro do ano que vem. As apresentações das escolas de samba foram divididas em duas noites nos dias 18 e 19. No primeiro dia, sábado, abrilhantarão a avenida os Embaixadores do Samba, a UVA e Samuca. Já no domingo, desfilam as escolas Gaviões da Fiel, A Casamba e Grasifs, campeã em 2016.
Em entrevista ao Diário, o presidente da Uesca, Bruno Calore, disse que eles estão organizando um belo desfile para celebrar essa retomada. “A princípio será na proporção de médio desfile em relação ao último de 2016. Cada agremiação deverá ter no mínimo 300 integrantes, incluindo um carro alegórico e um tripé”, explicou.
Ainda, segundo o presidente, os os ensaios de bateria das agremiações já iniciaram, assim como os lançamentos de tema e enredo. “Estamos bastante ansiosos para a retomada. Queremos resgatar os tradicionais banquinhos e caminhões estacionados na avenida e, para quem optar, teremos também arquibancadas e camarotes à venda. Juntamente da secretaria de turismo e do prefeito Gustavo [Perissinotto], desejamos um Carnaval médio, mas bem organizado, a fim de trazer o turismo para as festividades”, salientou.
Para realização do Carnaval, foi montada uma comissão da prefeitura que está buscando parceiros privados que possam colaborar com o evento para que nenhuma verba saia dos cofres públicos.
“Estamos querendo que os foliões retornem aos nossos desfiles e não deixar a cidade, que é conhecida nacionalmente pelos grandes desfiles e se dirigir a outro município. Com o lançamento oficial pela prefeitura e definido a ordem dos desfiles, as quadras já estão sinalizando a retomada dos apaixonados por Carnaval”, completou Calore.
Foto: Studiodigaxis