As escolas da rede pública municipal de ensino poderão ter que incluir em seu cronograma de atividades a Campanha da Semana Vegana. A instituição do evento consta de projeto de lei que será votado em primeira discussão pelos vereadores na sessão ordinária desta quinta-feira (3). A proposta é de autoria do vereador Luciano Feitosa de Melo.
Se o projeto for aprovado pelo Legislativo a campanha passaria a ser realizada anualmente na primeira semana de novembro nas escolas municipais. De acordo com o texto do projeto, “na Semana Vegana, as escolas da rede pública municipal poderão promover eventos relacionados ao tema, como palestras, exibição de material audiovisual e atividades artísticas e lúdicas, elaboração de merenda vegana e workshops promovendo receitas veganas, visando despertar a conscientização dos alunos para a necessidade de defender a igual consideração dos interesses dos animais, bem como para as implicações do veganismo para a saúde humana e o ambiente natural”.
Em segunda discussão, os vereadores votam dois projetos nesta quinta-feira (3). Um deles obriga os postos de combustíveis instalados em Rio Claro a colocarem placa com o seguinte texto: “Todo revendedor é obrigado a realizar análise de qualidade do combustível automotivo, sempre que solicitado pelo consumidor, conforme o artigo 8° da Resolução ANP n° 9 DE 07/03/2007″. A proposta é de autoria do parlamentar Luciano Feitosa de Melo.
O outro institui no calendário oficial do município o Dia da Literatura Rio-Clarense, a ser comemorado anualmente em 1° de maio. Além de estimular o hábito da leitura e promover eventos literários, o projeto prevê ainda que o município apoiará a formação de novos escritores através da edição e divulgação de novas obras literárias. O projeto é de autoria do presidente da Casa, vereador José Pereira dos Santos.
Será votado em primeira discussão o projeto de lei substitutivo 052/2022-A que altera dispositivos da Lei Municipal 3521/2005, conhecida como Lei dos Bancos. A alteração está sendo proposta por Rafael Andreeta e Sérgio Carnevale.
Outro projeto analisado em primeira discussão é o que reconhece a robótica como esporte de competição e relevância educacional no âmbito de Rio Claro. A proposta, de autoria do vereador Pereira, determina que as secretarias municipais devem trabalhar em conjunto na realização de eventos alusivos ao tema.
Por Redação DRC / Foto: Agência Brasil