Hoje em dia garantir a segurança de nossa residência é algo primordial e um dos recursos utilizados para proteger as casas são os muros, cercas e portões. Mas além de proteção eles também servem para limitar sua propriedade, proteger animais, demarcar o espaço entre duas casas, fechar um jardim e também decorar.
Eles podem ser aplicados de maneiras distintas e alguns dos fatores que devem ser considerados na hora da escolha são, a localização da casa e a função que quer dar a eles. As cercas e muros podem ser empregados através de vários materiais e cada um deles se adapta melhor ao estilo decorativo da fachada da casa e do ambiente no qual se encontram.
Cercas de ferro
As cercas ou portões em forma de gradil são muito comuns e aportam um visual bonito sem pesar muito no conjunto decorativo da fachada da casa. Os portões podem ser fabricados com diversos materiais sendo o ferro forjado e o aço os mais utilizados devido sua resistência.
As cercas ou portões de aço podem ser utilizados para fechar a frente da casa como um todo, ou também em formato de cercas baixas para separar o jardim ou áreas de lazer no quintal. Devemos considerar que esse tipo de fechamento gradeado deixará o interior do quintal ou garagem mais à vista, não aportando privacidade para o espaço.
Cercas de madeira
A madeira também pode assumir a função de delimitar o espaço das residências de maneira charmosa e aportando um toque rústico na decoração exterior da casa. Podem ser utilizados vários tipos de madeira, preferivelmente as mais resistentes como o jatobá e o ipê, por exemplo.
As cercas de jardim podem ser montadas a partir de diferentes cortes da madeira como ripas, tábuas ou painéis sendo que a montagem da mesma irá definir o tipo de fechamento e a altura da cerca. As cercas de madeira devem receber um tratamento contra a ação do tempo que deve ser reaplicado periodicamente.
Muro de tijolos
Os muros de tijolos são clássicos e os mais tradicionais na hora de realizar o fechamento das residências, possuem a vantagem de ser versáteis, personalizáveis e aportar privacidade para o espaço fechado. Ele pode ser usado somente no fechamento lateral ou fechar toda a frente da casa recebendo a instalação do portão social e da garagem.
Apesar de os tijolos serem uma opção padrão eles também podem ser aplicados de forma decorativa. Os tijolos aparentes podem aportar um bonito resultado na decoração da fachada ou, se preferir, uma boa mão de tinta, como mostra o exemplo acima, também pode transformar seu muro de tijolos, facilitando a incorporação na decoração da fachada.
Cerca de bambu
Utilizar o bambu natural para instalar cercas é uma ideia ideal para quem quer aportar um toque diferente com ares orientais na decoração do jardim e quintal. O bambu é um material resistente e durável e sua tonalidade neutra facilita sua incorporação no ambiente.
As cercas de bambu combinam muito bem com ambientes de lazer como a área da piscina, espaço gourmet ou como plano de fundo compondo a decoração do jardim.
Muro de pedra
Outra material que pode aportar um toque rústico na decoração exterior da casa é a pedra. Os muros de pedra são resistentes, super decorativos e charmosos, combinando muito bem não só em ambientes de ares mais rústicos como também nos mais modernos.
Os muros de pedra podem ser construídos de várias maneiras sendo uma delas através da estrutura metálica do gabião. Essa opção oferece formas de criações diferenciadas permitindo variar o desenho da linha do muro e também sua altura e cores de acordo com o tipo de pedra utilizada em sua construção.
Cerca viva
As cercas vivas são caracterizadas por arbustos plantados em linha que ao atingirem certa altura são podados de forma harmônica criando uma barreira verde e aportando mais privacidade para o ambiente cercado. Sua principal vantagem é unir o funcional ao decorativo, criando uma separação discreta de efeito natural que se mistura com o jardim ao mesmo tempo que desempenha sua função.
O único inconveniente é que, como qualquer planta, as cercas vivas demandam cuidados como rega e poda periódicas para se manterem bonitas e vistosas.
Sem muros
Essa é uma opção que, hoje em dia, limita-se a casas localizadas dentro de condomínios residenciais. Geralmente essas condições permitem que a casa permaneça totalmente aberta, ou seja, sem muros, cercas ou portões limitando seus espaços. As casas sem barreiras favorecem a decoração do jardim e da fachada tornado o espaço mais livre e possibilitando completa visão da área externa do imóvel.
Foto: Divulgação