O engenheiro Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) vai comandar o estado de São Paulo pelos próximos quatro anos. Freitas foi eleito no segundo turno em votação ocorrida neste domingo (30). Ele recebeu 55,27% dos válidos contra 44,73% de seu adversário Fernando Haddad (PT).
“Servir, legar e retribuir. Esse será meu propósito. O estado de São Paulo que eu quero é aquele onde cada cidadão consiga atingir o máximo de sua potencialidade e que sinta cada vez mais orgulho de seu estado. Irei trabalhar para isso com muita determinação”, disse Freitas após a confirmação do resultado.
O governador eleito conquistou 13.480.190 dos votos válidos contra 10.908.972 de Haddad. Freitas concorreu pela Coligação São Paulo Pode Mais (Republicanos, PSD, PTB, PSC, PL e PMN). Ele tem como vice-governador Felicio Ramuth.
De acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), 27.340.847 votaram em São Paulo. Desse total de votos, 24.389.162 foram considerados válidos. O estado registrou 1.849.223 (6,76%) de votos nulos e 1.102.462 (4,04%) de votos em branco.
Essa será a primeira vez em 28 anos que São Paulo não terá um governador tucano ou ligado ao PSDB. O atual governador, Rodrigo Garcia, que tentava a reeleição, ficou no primeiro turno. No primeiro turno das eleições, Freitas obteve 42,32% dos votos válidos, Haddad ficou com 35,7% e Garcia com 18,40%.
Na noite de sábado, antes do pleito eleitoral, Freitas fez um posto em suas redes sociais: “Encerro essa campanha deixando a mensagem que nos guiou durante todo esse período, e que seguirá me guiando como governador caso alcancemos o objetivo de amanhã. Obrigado a você pelo apoio. São Paulo pode mais, e é isso que a gente quer”.
Tarcísio Gomes de Freitas, 47 anos, é engenheiro e servidor público federal. Natural do Rio de Janeiro (RJ), foi ministro da Infraestrutura do governo Jair Bolsonaro e chefe da seção técnica da Companhia de Engenharia do Brasil durante a Missão das Nações Unidas (ONU) para a estabilização no Haiti (Minustah).
Por Redação DRC / Foto: Reprodução/Facebook