A batalha foi intensa dentro de quadra. E apesar de todo o empenho dos jogadores e da comissão técnica, o Rio Claro Basquete não resistiu ao melhor basquetebol do SC Corinthians Paulista e acabou derrotado em partida disputada na capital, terça-feira (25), pelo placar de 77×98.
Mesmo desfalcado de alguns titulares, o Corinthians não se intimidou e partiu pra cima do Leão desde o início do jogo. Com rápidas jogadas de ataque, o Timão abriu logo 7 pontos de vantagem. Mas Rio Claro não se deu por vencido, melhorou a marcação e equilibrou o jogo. Nos instantes finais do primeiro quarto, um arremesso certeiro de Davaunta Thomas pôs o Timão em vantagem no placar.
No 2º quarto, o Leão não se achou em quadra e viu o Corinthians impor novamente um ritmo forte, a exemplo do início do primeiro período. Em apenas dois minutos de jogo, o Timão botou frente no placar que terminou em 54×34.
O panorama da partida pouco se modificou no terceiro quarto e as equipes foram para o período derradeiro do jogo, com Rio Claro tentando marcar pressão e chegando a encostar no placar, mas sem precisão nos arremessos em momentos decisivos.
Nos minutos finais de jogo, brilhou a estrela do grande destaque da noite, o armador Gabriel Campos, que acertou uma sequência espetacular de arremessos de três pontos e ajudou a garantir a vitória do Timão.
Escalações bases das equipes:
Corinthians: Gabriel Campos, Isaac, Davaunta Thomas, Mãozinha e Maique Oliveira. Técnico: Léo Figueiró.
Rio Claro Basquete: Cassiano, Dawkins, Holloway, Mogi e Sena. Técnico: Fernando Pena.
Situação na tabela e próximos jogos do Leão
Com a derrota, a terceira no NBB-2022-23 em quatro jogos disputados, o Rio Claro Basquete ficou na 11ª colocação e o Corinthians, em 7º. O próximo jogo do Rio Claro Basquete será no dia 31 deste mês, às 19h30, fora de casa, contra o Pato Basquete-PR. A equipe rio-clarense só voltará a atuar diante de sua torcida no dia 15/11, quando receberá no ginásio Felipe Karam o time do Basquete Cearense, às 20h00.
Novidade no elenco
Esta semana, o Rio Claro Basquete acertou a contratação do venezuelano Edgar Martinez, 25 anos, ala/pivô de 1,92 m de altura. Antes de se transferir para o Leão, Martinez defendeu o Guaiqueríes de Margarita e o Gladiadores, ambos os times da Venezuela. Martinez disputou este ano a Copa América de Basquete, defendendo a seleção venezuelana eliminada na semifinal pela Argentina, que viria a ser campeã sobre o Brasil. Atleta tem média de 8,7 pontos por partida, além de 2,7 rebotes e 1 assistência.
Por Geraldo Costa Jr.