Rio Claro recebe desde segunda-feira (15) as atividades da primeira edição da Semana LGBT.
Com o tema “Chega de opressões, é hora de dar close!”, o evento segue até sábado (20) com apresentações culturais, palestras, rodas de conversa e muito mais.
Nesta terça-feira (16), às 14 horas, tem palestra sobre Identidade de Gênero, com João Paulo Ferraz. Na sequência, às 16 horas, tem Roda de Conversa com psicólogos e assistentes sociais parceiros da Comunidade LGBT (Letícia Wolf, psicóloga, e Paula Agus, assistente social).
Às 20 horas, acontece apresentação da Cia. Tempero d’Alma de Artes Cênicas, com a montagem “O Delicado”, texto de Nelson Rodrigues, com direção de Claudio Lopes; além de apresentação de dança, “Diferente, mas normal”, com Lucas Oliveira e Marcos Jr. As apresentações da Cia. Tempero d’Alma nos dias 16 e 18 serão realizadas na sede da Cia, localizada na Avenida Saburo Akamine, entre ruas 16 e 17.
Na quarta-feira (17), às 14 horas, tem Roda de Conversa no Senac com o tema: “A educação como base da família na construção de umasociedade sem LGBTFobia”. Às 18 horas, palestra sobre identidade de gênero, com João Paulo Ferraz. Às 19h30, apresentação do grupo de Dança Over-X. Às 20h30, apresentação da professora e dançarina Marjorie Baltieri.
Na quinta-feira (18), às 10h30, tem Palestra sobre prevenção às infecções sexualmente transmissíveis, com a assistente social Cristina Nakahara e a psicóloga Rafaela Martinez e equipe SEPA. Às 14 horas, palestra sobre preconceito induzido, intolerância religiosa e defesa contra LGBTFobia com a palestrante Leila Pizzotti.
Às 15 horas, Depoimentos e relatos da comunidade LGBT com documentários, curtas e cine -debate. Às 20 horas, teatro com a Cia. Tempero d’Alma de Artes Cênicas, no Gabinete de Leitura “Lenyra Fracarolli”, que fica na Avenida 4, entre ruas 5 e 6. A montagem apresentada é “Faz de Conta”, baseada na obra de Clarice Lispector.
Na sexta-feira (19), às 14 horas, apresentação do fluxo de acolhimento da população LGBT e informações sobre a cirurgia de transgenitalização. Às 16h30, palestra sobre consciência negra e militância LGBT com a palestrante Gabriela de Souza. Às 18 horas, depoimentos e relatos de famílias e amigos de LGBT’s. Às 19 horas, apresentação do grupo de dança Over-X; às 20h30, apresentação da professora e dançarina Marjorie Baltieri – Lilith.
Para encerrar, no sábado (20), às 9 horas, reunião geral somente com as participantes do concurso Dragqueen. Às 13 horas, concurso de Dragqueen com os apresentadores Brennah Satiez e Bruno Santoro. Às 22 horas, resultado e premiação do concurso no Joaquina Lounge Bar.
Todas as atividades serão realizadas na Casa do João, na Rua 2, entre avenidas 22 e 24, no Centro. O encerramento acontece com Parada LGBT no domingo (21), com concentração no Jardim Público, a partir das 13 horas.