As empresas de mercado possuem diversos desafios e, entre eles, o maior e mais temido é o concorrente, ou será a concorrência?
Você pode até estar se perguntando se não estou falando da mesma coisa, porém, não é bem assim. Por isso, vou tratar especificamente sobre a concorrência neste artigo. Em uma próxima oportunidade, vamos abordar o tema que diz respeito ao concorrente.
Participar de um mercado competitivo e com muitas oscilações não é uma tarefa fácil e, muitas vezes, oferecer um produto ou serviço de qualidade não significa a certeza de sucesso.
Não vivemos mais um mercado onde seu produto ou serviço é único. Você tem vários concorrentes e enfrenta uma concorrência que, apesar dos pesares, muitas vezes, pode lhe trazer grandes benefícios.
A disputa entre produtores e fornecedores de um mesmo bem ou serviço com vistas a angariar a maior parcela do mercado possível é chamada de concorrência.
A noção de concorrência pressupõe, portanto, a existência de grande número de produtores ou fornecedores atuando no mercado de um mesmo bem ou serviço. Essa é a concorrência visível, ou seja, é com ela que o seu produto ou serviço irá “competir” diretamente.
Para ser eficiente e eficaz na disputa que seu produto ou serviço trava diariamente com a concorrência, é preciso se cercar de informações e possuir uma estratégia muito bem elaborada.
As informações advêm dos dados disponíveis no mercado, que devem ser devidamente trabalhados, para que você possa conhecer com a maior profundidade possível como é o produto ou serviço da concorrência. Seu foco está centrado, neste caso, em conhecer detalhes dos produtos e dos serviços que são, teoricamente, iguais aos seus.
Buscar os dados sobre os produtos e serviços da concorrência é uma tarefa das mais importantes e estratégicas e que deve estar sob a responsabilidade do seu pessoal de mercado e atendimento ao cliente.
Todos aqueles que estão diretamente envolvidos com o mercado e com o cliente possuem uma riqueza de informações sobre a concorrência que devem ser trazidas a você. Esses profissionais precisam estar conscientes e realizar essa tarefa com muita competência.
Deve ficar muito claro, desse modo, que a concorrência é formada exclusivamente por aqueles agentes que produzem e ou oferecem produtos e serviços “iguais” aos seus e no seu mercado de atuação.
Analisar e acompanhar a concorrência, consequentemente, pode lhe trazer enormes ganhos sobre vários aspectos. Esses ganhos envolvem, entre outras coisas, compreender que onde há concorrência, há a certeza da demanda.
Se não houvesse a concorrência, não haveria necessidade de pensar em novas formas de vendas, tampouco de relacionar-se com o cliente.
Além disso, a concorrência nos faz sair da zona de conforto evitando, assim, um dos piores males que pode afetar o empreendedor.
Lembre-se, se você deseja vencer seus desafios no mercado, vale a pena ficar de olho na concorrência. Até…
Por Moacir Martins Jr.