Na quinta-feira, dia 21 de Junho, aconteceu nas dependências do Centro Comunitário Urbano de Corumbataí quatro apresentações da peça teatral socioambiental “A Caravana do Superlix” aos alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I. O elenco do teatro é composto por alunos da UNESP Rio Claro, alguns deles, antigos integrantes da Empresa Junior da Geografia – GEOPLAN.
O enredo da peça envolve a história de uma cidade transformada de forma negativa, devido à proliferação de lixo ocasionado por um personagem mau (personificado em uma bruxa). No desfecho a cidade, consegue ser salva graças a atitudes e ações de um personagem bom, (personificado em um super-herói conhecido como Superlix e sua turma).
Dessa forma, utilizando linguagem lúdica e dinâmica, o teatro buscou promover a sensibilização de jovens e crianças, sobre cuidados à saúde, respeito ao ambiente principalmente no que diz respeito ao descarte correto de resíduos sólidos urbanos e da importância de valorizar os profissionais envolvidos nos serviços de coleta. A peça teatral também revelou a importância da reutilização de materiais, a participação no processo de separação dos resíduos sólidos e a preservação dos recursos naturais, contribuindo para um ambiente equilibrado. No que concerne a disposição dos resíduos separados e descartados foi destacado o Aterro Sanitário ponto final de destinação e a Cooperativa de Reciclagem como local de reaproveitamento dos materiais.
Logo a atividade buscou contextualizar no processo teatral o dimensionamento ecológico do descarte e separação de resíduos sólidos urbanos, como uma prática e postura que deve ser revista, uma vez que muitos destes resíduos são depositados em locais incorretos. Buscou-se despertar nos alunos, o pensamento de que não somos parte individualizada, mas sim integrantes do meio ambiente.
A Caravana do Superlix abordou a temática das ações que devem ser tomadas para garantir o equilíbrio ambiental e interação destes com os personagens da história compreendendo assim, os impactos causados ao ambiente e as pessoas, em razão da falta de cuidados com a separação dos resíduos sólidos urbanos. Portanto o teatro permitiu também a disseminação de informações por parte dos alunos aos pais, familiares e comunidade escolar. Assim os alunos assumem o papel de colaboradores, multiplicadores e fiscalizadores no processo de separação correta de resíduos sólidos, contribuindo com a causa e promovendo a conscientização/educação ambiental.
Por Eder Varussa