O holandês Max Verstappen, da Red Bull, venceu o caótico GP do Japão de Fórmula 1 disputado sob chuva na madrugada de domingo em Suzuka. E com isso o piloto conquistou o título da temporada 2022 – e o bicampeonato em sua carreira.
O segundo colocado na pista foi Charles Leclerc, mas o monegasco da Ferrari foi punido por ‘cortar caminho’ nos estágios finais da sessão quando duelava com o companheiro de Max, Sergio Pérez. O mexicano, então, foi segundo e o piloto de Mônaco completou o pódio no circuito da Honda. Assim, após a penalidade anunciada minutos depois da bandeira quadriculada, Verstappen faturou seu bicampeonato mundial na F1.
O francês Esteban Ocon, da Alpine, foi o quarto, à frente do britânico Lewis Hamilton, da Mercedes. O alemão Sebastian Vettel, da Aston Martin, foi o sexto, superando o espanhol Fernando Alonso, da Alpine, e o britânico George Russell, da Mercedes.
A corrida foi marcada por um incidente polêmico com Pierre Gasly: quando a prova foi interrompida após a largada e depois de um acidente do espanhol Carlos Sainz, da Ferrari, o francês da AlphaTauri passou por dois tratores, correndo risco semelhante ao que resultou na morte de seu compatriota Jules Bianchi, em 1914.
A Fórmula 1 continua em duas semanas, entre os dias 21 e 23 de outubro, direto de Austin, no Texas, com o GP dos Estados Unidos.
Por E. Cortez / Foto: Instagram