Pablo Moreno, diretor e roteirista do filme ‘O Santo de Todos – Vida e Missão de Santo Antônio Maria Claret’, esteve em Rio Claro nesta quarta-feira (5) para divulgar a obra. Na ocasião, Moreno destacou a importância da produção, principalmente na região – onde missionários claretianos estão presentes há quase um século.
O filme, que foi gravado na Espanha e em Portugal, conta com aproximadamente 500 pessoas envolvidas. Agora, ele chega ao Brasil com uma mensagem de reconciliação.
“Quisemos fazer essa produção por uma questão de necessidade, por ser uma história que merece ser contada, mas também por justiça, já que durante muito tempo a figura de Claret tem sido maltratada e queremos que o público conheça quem foi o verdadeiro Claret”, contou o diretor.
Moreno, que mora na região de Madrid onde o filme também já foi exibido, disse que essa é uma oportunidade de aprender com exemplos do santo, que ensina que apenas o amor e respeito são capazes de superar os problemas de um mundo polarizado.
O secretário de cultura de Rio Claro, Dalberto Christofoletti, comemorou a exibição do filme na cidade e em mais de 70 municípios do país, afirmando que “neste mundo de questionamentos em que vivemos, a figura do padre Claret pode lançar luz a muitas situações atuais”.
O missionário claretiano e um dos responsáveis pela divulgação da obra no Brasil, padre Luiz Botteon, afirmou que se emocionou ao ver o filme e espera que isso aconteça com cada um que tiver a oportunidade de sentar em uma cadeira de cinema para acompanhar de perto nas telonas. “Hoje aqui, vendo essa produção mundial do Claret, o sonho se realizou!”, comemorou o religioso.
Exibição
O filme está disponível a partir desta quinta-feira (6) em mais de 100 salas de cinema de todo país. Em Rio Claro as sessões serão de segunda a sexta, às 16h25, e aos sábados, domingos e feriados, às 14h05, nas salas do Grupo Cine no Shopping Rio Claro. Além do Brasil, o filme já foi exibido na Espanha e no México, e também será divulgado na Argentina e Estados Unidos.
Congregação
A Congregação dos Missionários Claretianos foi fundada em 16 de julho de 1849 por Santo Antônio Maria Claret e mais cinco amigos sacerdotes com o objetivo de anunciar o evangelho de Jesus por todos os meios possíveis. Hoje, os Filhos do Imaculado Coração de Maria estão em mais de 70 países.
Por Ramon Rossi / Foto: Divulgação