Na tarde de ontem (4), aconteceu no estádio Benito Agnello Castellano, a apresentação de Alberto Félix, o novo técnico do Velo Clube que terá a missão de conduzir o Rubro-Verde no Campeonato Paulista da Série A2 do próximo ano. Bastante otimista, o técnico Alberto Félix, 55 anos, falou ao D’Esportes.
O novo técnico velista, que já realizou bons trabalhos à frente do Rio Claro FC, disse que é um prazer trabalhar agora no Velo Clube e que sabe da rivalidade que existe entre as equipes locais. Félix disse ao D’Esportes que a expectativa é bastante positiva e vê como um desafio trabalhar no Velo, que tem uma torcida muito atuante, que participa bastante incentivando o time durante os jogos.
Félix afirma que chega ao Rubro-Verde com o pensamento de competir na parte de cima da tabela de classificação, para tentar o acesso à Série A1 do Campeonato Paulista, apesar do caminho difícil que a equipe velista, agora sob seu comando, terá de percorrer para alcançar esse objetivo.
“Nosso trabalho vai ser com muita luta, muito empenho, dando o melhor do nosso potencial, desde a montagem do elenco, a preparação da equipe e durante a competição pra podermos junto com a torcida fazermos um grande trabalho e levarmos o Velo ao local mais alto da tabela”, afirmou o técnico.
Transparência e seriedade da diretoria foram decisivos
Para acertar o seu vínculo com o Velo Clube, o técnico Alberto Félix destaca como fatores decisivos a transparência, a seriedade e as ideias que lhe foram passadas pelo presidente Reginaldo Breda e pelo diretor de futebol João Marcondelli. “Havia outras situações, das quais poderiam surgir convites para treinar outras equipes, mas dei preferência ao Velo Clube. O acerto com a diretoria velista foi rápido e não foi difícil”, esclarece Félix.
Montagem do elenco e comissão técnica
As conversas com jogadores para montagem do elenco já acontecem, segundo Alberto Félix. “Alguns nomes são falados. Conheço alguns atletas que já fizeram parte do elenco do Velo, também. A diretoria me passou algumas opções novas, e eu falei de algumas outras, mas tudo ainda no seu início, em um processo de uma provável reformulação do elenco. Mas será a partir de hoje que vamos avançar um pouco mais a conversa nesse sentido, para capricharmos e definirmos bem a montagem do elenco do Velo para o Campeonato Paulista da Série A-2, adiantou Alberto Félix, ao D’Esportes.
Indagado sobre a formação da comissão técnica, o novo técnico velista, disse que os nomes ainda serão definidos, mas que o auxiliar Gil que sempre o acompanha nos clubes onde trabalha já está acertada também a sua vinda.
Projeção para o Paulista da Série A2 de 2023
Sobre a projeção para o Campeonato Paulista da Série A2 do próximo ano, o técnico Alberto Félix disse que é senso comum que clubes como Ponte Preta e Novorizontino, vindos da Série A-1, sejam apontados como favoritos, até pela estrutura e poder de investimento que ambos possuem, bem maiores que muitas equipes integrantes da Série A2 e também pelo fato de serem clube integrantes da série B do Campeonato Brasileiro. “É uma competição muito equilibrada, muito difícil de se jogar. Mas a Série A-2 do Paulista é uma competição que pode apresentar surpresas, ressalta Alberto Félix, e de nossa parte, vamos tentar fazer um bom trabalho, para que o Velo seja uma dessas equipes que irá brigar pelo acesso de igual para igual com os demais adversários”.
Estilo de jogo e relação com os atletas
Quanto ao estilo de jogo que pretende implantar no time do Velo Clube, o técnico Alberto Félix disse que seu modelo de jogo ideal é um time bem equilibrado, que seja consistente defensivamente, mas que não abdique nunca do ataque.
A relação com os atletas é vista como fundamental por Alberto Félix para que o trabalho seja bem sucedido dentro de campo. “Valorizo muito o ambiente de trabalho, que deve ser o mais tranquilo e o mais adequado possível para todos os profissionais envolvidos no projeto. Para nós, da comissão técnica, que estamos no comando da equipe, é importante tentar colocar-se no lugar do jogador, para tentar entendê-lo melhor e tirar o máximo do seu potencial. Como atleta que fui, tem muitas coisas que eu carrego comigo ainda, as dificuldades, as coisas boas que acontecem, as virtudes, saber como lidar com cada uma delas, tudo isso é importante. Se a gente tiver essa percepção e saber entender e passar isso para os atletas, facilita muito o trabalho. Eu vivi muitas alegrias e frustrações quando eu era atleta, então eu absorvia muito isso. E eu acho que isso tem me ajudado muito, na função de treinador, porque eu consigo entender bem a cabeça dos atletas, principalmente nos momentos de dificuldades”.
Planejamento de trabalho e início dos treinamentos
Quanto ao planejamento de trabalho para o Campeonato Paulista da Série A2 do próximo ano, Alberto Félix esclarece que a ideia, em princípio, é iniciar os treinamentos na última semana de outubro ou começo de novembro, mas o Velo Clube vai aguardar a realização do Conselho Arbitral da Série A2 (que deve ocorrer logo nos primeiros dias de novembro) e a data de início da competição, que ainda não está definida.
Mensagem à torcida velista
No encerramento da entrevista, o técnico velista Alberto Félix, deixou uma mensagem para a torcida do Velo Clube: “Estou muito otimista e confiante quanto a realizar no Velo Clube um bom trabalho. Os primeiros contatos com o clube, com a diretoria tem sido bastante promissores e eles tem me passado bastante transparência e confiança. Sinto que é um momento muito importante e positivo. Então, quero que junto com todos os torcedores do Velo, a gente abrace essa causa, que eles acreditem no nosso trabalho e nos apoiem, para que juntos, a gente consiga bons resultados aqui no Velo”.
Por Geraldo Costa Jr. / Foto: Hércules Marcos