Ter uma cozinha estreita não significa necessariamente que você terá que conviver em um espaço incômodo, pouco funcional e difícil de cozinhar. Esse estilo de cozinha é a realidade de muitos brasileiros e para contornar essa situação os decoradores e arquitetos utilizam truques para tornar o espaço mais harmonioso, desobstruído e bonito.
Por isso, habitissimo, plataforma especializada em serviços de médias e grandes reformas separou sete ideias que apresentam ótimos resultados na hora de montar ou reformar uma cozinha estreita. Acompanhe:
1 – Integrar a cozinha é primordial
Retirar a parede que separa a cozinha da sala é um dos truques mais eficientes na hora de melhorar o espaço de uma cozinha. Com esse recurso a cozinha ganhará amplitude, iluminação e a circulação de ar será facilitada. Você pode realizar essa reforma retirando toda a parede e substituindo-a por uma bancada, ou retirando meia parede e transformando a estrutura na base de uma bancada.
2 – Não comprometa a circulação
É preciso ter um cuidado especial na hora de equipar uma cozinha estreita. Como o espaço é reduzido, evite móveis e obstáculos que possam comprometer a circulação. O ideal é preencher somente uma das paredes com armários, suavizando assim a sensação de corredor estreito. Se a falta de espaço para armazenagem for um problema opte por prateleiras e suportes na parede oposta aos armários.
3 – Geladeira na entrada da cozinha
Sim, é um pequeno detalhe que pode fazer grande diferença. Posicionar a geladeira na entrada da cozinha é uma maneira de facilitar o acesso a esse eletrodoméstico que utilizamos com maior frequência.
4 – Delimite a lavanderia
Muitas cozinhas deste tipo, além de serem estreitas, são pequenas e contam com uma lavanderia integrada. Esse fato torna necessário utilizar algum recurso para organizar da melhor maneira possível as duas atividades. Você pode investir em uma porta de correr e isolar o espaço totalmente, mas se quiser um resultado mais leve e sem interromper a linearidade da cozinha opte por uma simples e elegante divisória de vidro.
5 – Armários: truques e cores que valorizam
A marcenaria nas cozinhas estreitas desenvolve um papel importantíssimo. Quando bem escolhida poderá ajudar muito na missão de ampliar ambientes. Para isso dê preferência às tonalidades claras, texturas na horizontal, puxadores simples e discretos (ou até mesmo a ausência deles) e elementos cromados ou espelhados para tornar o ambiente mais amplo e convidativo. Além disso, vale a pena abusar da marcenaria inteligente, ou seja, com nichos, prateleiras, adegas, mesas dobráveis ou extensíveis e etc, para otimizar o espaço de armazenagem e o uso da cozinha.
6 – Utilize uma bancada contínua
Este é outro truque que pode melhorar muito o aspecto das cozinhas que contam com a lavanderia integrada. Com a bancada contínua, englobando os elementos e eletrodomésticos da cozinha e da lavanderia, o ambiente ficará mais organizado e visualmente mais amplo.
7 – Valorize a iluminação e ventilação
Explore ao máximo a iluminação natural de sua cozinha, se for possível dê preferência para portas de vidro que não interrompam a passagem da luz. Utilize uma iluminação artificial bem aplicada e opte pelas lâmpadas brancas para a iluminação geral ser mais eficiente. Outra ideia interessante e muito funcional é optar por fitas de led ou luminárias sob os armários iluminando a bancada.
Foto: Divulgação