O horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão aberta para o segundo turno das eleições 2022 começa na sexta-feira (22). A partir dessa data, as emissoras passam a incluir os anúncios políticos em sua grade de programação. Ao contrário do primeiro turno, quando o tempo era definido conforme o tamanho da bancada do partido no Congresso Nacional, no segundo turno, o tempo de propaganda é dividido igualmente entre os candidatos.
Conforme prevê a Resolução TSE nº 23.610/2019, a propaganda para presidente da República será veiculada na televisão de segunda à sábado das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40. No rádio, a propaganda para presidente vai ao ar das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10.
De acordo com o artigo 62, o candidato que obteve maior votação no primeiro turno será o primeiro a se apresentar, seguindo a alternância da ordem a cada programa ou inserção. Nesse caso, na disputa para presidente, o candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) será o primeiro a se apresentar seguido de Jair Bolsonaro (PL).
As emissoras de rádio e TV também devem reservar espaço para veiculação de propaganda eleitoral dos candidatos a governador nos estados onde haverá segundo turno. “Nos 12 estados em que a disputa para governador será definida no segundo turno, os candidatos poderão veicular propaganda das 7h10 às 7h20 e das 12h10 às 12h20 no rádio. Na televisão, o horário eleitoral para governador será das 13h10 às 13h20 e das 20h40 às 20h50”, informa o TSE.
Além disso, explica o tribunal, “as emissoras devem reservar, de segunda a domingo, 25 minutos para cada cargo em disputa para veiculação das inserções de 30 e 60 segundos ao longo da programação”.
Já a propaganda eleitoral está permitida desde ontem (3) às 17 horas. Desse modo, os candidatos que vão disputar o segundo turno das eleições podem fazer propaganda por alto-falantes ou amplificadores de som das 8 às 22 horas, distribuir material gráfico, fazer caminhadas, carreatas ou passeatas utilizando ou não carro de som. Fora isso, os candidatos também podem fazer comícios e propaganda na internet.
Por Redação DRC / Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil