A Guarda Mirim de Rio Claro completa 61 anos de fundação nesta segunda-feira, dia 3 de outubro. A instituição foi fundada por um grupo de homens liderados pelo juiz Luiz Gonzaga de Arruda Campos, com o objetivo de buscar alternativas que ajudassem as famílias carentes do município, cujos filhos não tinham acesso aos recursos sociais que lhes garantissem um futuro melhor, visando o sucesso escolar e protegendo-os da vulnerabilidade social.
Atualmente a Guarda Mirim é presidida por Ellery Sebastião Domingos de Moraes, tendo como vice-presidente o coronel Juarez Moura de Oliveira. Alcides Flávio Rizzi presidente o conselho deliberativo e Rinaldo Aparecido Baptista responde pela gerência administrativa. Baptista é ex-guardinha e há 46 anos atua na entidade.
A instituição conta com o apoio dos departamentos administrativos, social, pedagógico e psicológico. Conta ainda, com uma coordenação educacional, que desenvolve o trabalho de orientação às famílias dos adolescentes, realizando visitas periódicas às residências dos mesmos, bem como nas empresas colaboradoras; além de realizar o acompanhamento escolar e profissional dos adolescentes. A Guarda Mirim também realiza, gratuitamente, atendimentos médicos, laboratoriais e odontológicos.
Nestes 61 anos, aproximadamente 19.500 mil guardinhas já passaram pela entidade, sempre em concordância com a exigências da Lei 10.097/00 – Lei do Menor Aprendiz. Atualmente conta com 600 adolescentes, distribuídos em 350 aprendizes com registro em carteira e 250 alunos no curso preparatório.
Neste mês, a Guarda Mirim realiza seleção para nova turma de aprendizes. Os interessados devem fazer pré-cadastro no site da instituição (www.guardamirimrioclaro.com.br) até o dia 31 de outubro. Para isso, devem ter nascido entre janeiro de 2007 e junho de 2008.
Foto: Divulgação