O bispo da Diocese de Piracicaba, Dom Devair Araújo da Fonseca, e os demais bispos das dioceses das províncias de Botucatu, Campinas e Ribeirão Preto, em audiência com o Papa Francisco na manhã dessa quinta-feira (29), falaram da realidade eclesial e social no Estado de São Paulo.
Dom Devair teve a oportunidade de consultar o Romano Pontífice sobre três pontos específicos: as diferentes realidades atuais relacionadas ao matrimônio; a situação dos padres que, como toda a população em geral, também sofreram muito com a pandemia; e a reforma da Cúria Romana e como isso deve se refletir nas cúrias locais, ou seja, no trabalho administrativo das Dioceses.
“O Papa foi muito carinhoso nas respostas. Ele ficou à disposição para conversar com os bispos por duas horas. Ao final, quando saíamos, ele apertou minhas mãos e me animou a ter coragem, sobretudo, em relação aos matrimônios. Saímos desta visita realmente edificados. Todos da Diocese de Piracicaba sintam-se abençoados pelo Papa Francisco nesta manhã”, disse Dom Devair.
Durante o encontro, o bispo de Piracicaba pôde também entregar ao Santo Padre um presente e a revista “Em Foco”, uma edição especial com algumas das principais ações realizadas na Diocese de Piracicaba nos últimos meses.
REGIONAL SUL 1
Além de Dom Devair e o bispo emérito de Piracicaba, Dom Fernando Mason, estão em peregrinação em Roma os epíscopos que pertencem às províncias de Botucatu, Campinas e Ribeirão Preto, que fazem parte do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). “Pedimos a graça da conversão pessoal a cada dia, assim como da conversão pastoral e missionária das dioceses sob nossa responsabilidade, para contribuirmos mais eficazmente para a edificação do Reino”, rogou o secretário do Regional Sul 1, dom Luiz Carlos Dias, bispo de São Carlos.
Após o encontro com o papa, no período da tarde, o episcopado paulista celebrou, na Basílica de São Paulo Fora dos Muros, a festa litúrgica dos Santos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael, com missa em ação de graças pela audiência com o Papa Francisco.
Foto: Divulgação