Em seu segundo mandato como vereador, Hernani Leonhardt decidiu alçar um voo maior: conquistar uma cadeira na Câmara dos Deputados. Ele é candidato a deputado federal pelo MDB e afirma estar preparado para enfrentar esse novo desafio. “Dentre os candidatos a deputado federal eu sou mais preparado. Tenho mais de 20 anos de vida pública, fui assessor, diretor, secretário, vereador com dois mandatos e vice-presidente da Câmara Municipal. Nada contra os outros candidatos, mas eu sinto que estou no momento certo para exercer a função de deputado federal. Tenho convicção disso”, afirmou Leonhardt em entrevista concedida ao Diário do Rio Claro.
De acordo com ele, Rio Claro com 210 mil habitantes e mais de 156 mil eleitores, em 2022 não ter um deputado federal é um retrocesso muito grande. “Outras cidades da região contam com representante no Congresso Nacional e Rio Claro está atrasada porque nunca teve um deputado federal”, declarou o candidato.
Ele está otimista que essa situação vai mudar. “Estou andando há mais de dois anos na minha campanha. Visitei mais de 150 cidades e mais de cinco mil comércios em Rio Claro. Estou feliz com a campanha e otimista com o resultado, e sinto que dessa vez a chance de Rio Claro ter um deputado federal é a maior em relação aos anos anteriores”, afirmou.
Segundo Leonhardt, o povo rio-clarense entendeu a importância de ter um representante no Congresso Nacional. “Eu sinto que nesta eleição, o rio-clarense vai votar em candidato de Rio Claro”, destacou.
Em suas andanças por Rio Claro e outros municípios, o candidato tem levado suas propostas e procurado esclarecer o papel do deputado federal. “O deputado federal nada mais é do que o vereador do país, ele faz as leis que o estado necessita, mas para o país”, explicou. Além disso, ele observou que o deputado tem R$ 15 milhões em emendas impositivas que pode gastar na sua cidade e região.
Iluminação, asfalto e água
Conforme ele, Rio Claro precisa de recursos para investir em diversas áreas, mas principalmente na infraestrutura. “Eu votei o empréstimo para o asfalto, mas ainda temos problemas cidade que está esburacada. Estamos na luz amarela enquanto cidades da região já possuem led. A infraestrutura da cidade está muito ruim”, analisou Leonhardt que salientou ainda a necessidade de construir uma nova ETA (Estação de Tratamento de Água) no município. “Temos problemas com a falta de água e minha tendência é construir uma nova ETA com recursos do governo federal. Há empreendimentos para sair na cidade e não tem água. Se não tiver uma nova ETA, o problema não é o que vai surgir, não vai dar conta do que já tem”, pontuou.
Essa é uma das propostas que apresenta em suas visitas de campanha. Apesar de utilizar as redes sociais, e considerar a ferramenta importante, Hernani Leonhardt é a favor da “política raiz”, aquela feita “olho no olho”. “Essa forma de trabalho aprendi com meu pai e onde tem uma luz acesa eu vou pedir voto. Eu valorizo cada voto porque de um você faz mil e assim por diante”, explica.
Voto de legenda
Em sua opinião, além de estar mais consciente, o eleitor está separando os candidatos dos partidos. “Eu sinto que o eleitor está votando nas pessoas e não no partido”, observa. Ele acredita que nesta eleição haverá muito voto de legenda para presidente, e isso vai beneficiar o MDB aumentando suas chances de eleição. “Eu brigo pelo voto útil da cidade. Espero que o eleitor tenha consciência de votar em candidato de Rio Claro e torço para que Rio Claro tenha um representante no Congresso Nacional. Assim, haverá uma luz acesa na mesa do presidente mostrando que Rio Claro existe”, conclui.
Por Redação DRC / Foto: Diário do Rio Claro