A Escola MunicipalProf. Hélio Jorge dos Santos, em Rio Claro, recebeu a equipe do Instituto Rodrigo Mendes nos dias 21 e 22 de setembro, para apresentar uma atividade especial desenvolvida para crianças de três anos da educação infantil, com um material pedagógico acessível criado por educadoras da rede. Durante a visita, a equipe participa de uma filmagem para divulgar o material no portal Diversa.
O objetivo da atividade “Alimentando o Helinho Come-Come” é estimular, de forma dinâmica, as crianças terem uma alimentação saudável usando um material pedagógico acessível, o boneco interativo Helinho Come-Come. A ideia foi desenvolvida durante a formação Materiais Pedagógicos Acessíveis, oferecida gratuitamente pelo Instituto Rodrigo Mendes e pelo MudaLab, em parceria com o Instituto Ambikira e o Instituto FAR, para cinco redes públicas de ensino, dentre elas, a de Rio Claro.
A ideia surgiu porque as crianças da turma, dentre elas, uma com Transtorno do Espectro Autista (TEA), tiveram dificuldades de adaptação na volta à escola depois da fase de isolamento social e não estavam se alimentando no período que permaneciam na escola. Isso gerou uma grande preocupação por parte da escola e dos familiares.
O material é formado por cinco pratos para serem divididos em grupos de cinco crianças. Todas terão as colheres/pegadores para usar na brincadeira – assim são 25 colheres/pegadores no total. Alimentos ficam em uma superfície que imita uma panela. De acordo com as orientações da educadora, cada grupo é responsável por levar um alimento até a boca do boneco. Então, ele fala sobre o alimento que está comendo. São 25 alimentos, divididos entre saudáveis e não saudáveis, dentre eles, bala, pirulito, refrigerante, mamão e laranja, polenta e mandioca, frango e ovo.
Alimentando o Helinho Come-Come foi desenvolvido por vários profissionais da escola, todas participantes do projeto de formação Materiais Pedagógicos Acessíveis: coordenadora da Educação Especial, coordenadora da unidade escolar, professora da sala regular e professora da sala de recursos.
Em breve, a descrição completa do material pedagógico acessível Alimentando o Helinho Come-Come estará disponível no portal Diversa, bem como o relato da equipe que o desenvolveu.
Foto: Divulgação