Em seu último amistoso preparatório para a Copa do Mundo, a seleção brasileira precisou de apenas 45 minutos para golear a fraca seleção da Tunísia, pelo placar de 5×1, em partida disputada no estádio Parque dos Príncipes, em Paris, França. Os artilheiros do jogo foram Raphinha (2), Richarlison, Neymar (pênalti) e Pedro. O zagueiro Montassari Talibi fez o gol de honra da Tunísia.
Como era esperado, o técnico Tite escalou o onze inicial com o que tem de melhor e, depois, foi fazendo alterações na equipe, dentre elas, a entrada do atacante Pedro, que aproveitou a oportunidade e fez um bonito gol.
Apesar da facilidade encontrada em campo, o Brasil sofreu com o futebol violento do time tunisiano que abusou das faltas, algumas, inclusive, desnecessárias. Como a que ocasionou a expulsão do zagueiro Dylan Bronn que acertou Neymar sem bola, ao final do primeiro tempo, quando o jogo estava parado.
Mais uma vez, infelizmente, verificou-se ato de racismo durante o jogo. Uma casca de banana foi arremessada da arquibancada em direção ao atacante Richarlison, no momento da comemoração de um dos gols da seleção brasileira.
A estreia do Brasil na Copa do Mundo do Qatar será dia 24 de novembro, às 16h00 (horário de Brasília) contra a Sérvia, no estádio Nacional de Lusail, pela primeira rodada do Grupo G da competição. Na primeira fase, O Brasil terá como adversários Camarões, Sérvia e Suíça.
Integrante do Grupo D, ao lado de França, Austrália e Dinamarca, adversário da estreia, a Tunísia começa a sua participação na Copa do Mundo no dia 22 de novembro, no estádio Cidade da Educação, em Al Rayyan, às 10h00.
Por Geraldo Costa Jr. / Foto: Richard Callis