É oficial. As bandeiras com mastro estão de volta aos estádios de futebol. Uma Portaria da Polícia Militar do Estado de São Paulo, publicada na edição de quarta-feira (28) no Diário Oficial informa sobre a liberação, mas também estabelece as normas para uso do equipamento.
Em princípio, apenas as torcidas organizadas poderão portar bandeiras com mastro nos estádios de futebol e ginásios. Além disso, a Portaria estabelece o limite de 10 bandeiras por torcida organizada. Esse limite pode, ser alterado, conforme critérios estabelecidos pela autoridade policial responsável pela segurança do jogo. Entre esses critérios, a quantidade de público prevista para o jogo e o histórico de animosidade entre as torcidas participantes.
A Portaria da PM estabelece ainda que, os mastros que dão suporte à bandeira, sejam feitos exclusivamente de bambu, com 6 a 8 metros de comprimento, contendo gravado o nome da torcida organizada. O uso de bandeiras com mastros estava proibido nos estádios de futebol no estado de São Paulo desde 1996.
Opinião:
Antiga reivindicação das torcidas organizados a presença das bandeiras com mastros nos estádios de futebol, agora estão liberadas. De fato, elas abrilhantam o espetáculo, mas exige, naturalmente, um uso consciente e responsável, para que não se tornem instrumentos de violência nas mãos daqueles que ainda não sabem conviver em sociedade.
Por Geraldo Costa Jr. / Foto: Marcelo Gonçalves