Em entrevista ao Diário do Rio Claro, a ex-vereadora Maria do Carmo Guilherme, candidata a deputada estadual pelo MDB, falou sobre os projetos que pretende implementar caso consiga uma cadeira na Assembleia Legislativa.
“Peço às pessoas que não me escolheram para prefeita para me dar essa oportunidade porque não vão se se arrepender. Eu amadureci muito desde a minha campanha para prefeita, tenho experiência como vereadora e estou preparada para ser deputada estadual”, afirma a candidata.
A decisão de disputar a eleição neste ano foi tomada logo após o final do pleito de 2020. Ela anunciou sua pré-candidatura e começou a trabalhar. Desde então visitou mais de 200 cidades, além de percorrer os bairros de Rio Claro para conversar com os eleitores. De acordo com ela, Rio Claro tem condições de ter dois deputados estaduais, basta o eleitor querer.
“Seria muito bom porque haveria duas pessoas trabalhando por Rio Claro e região. No entanto, quem for eleito precisa ter posições firmes e concretas, e prestar contas ao eleitor. É isso o que pretendo fazer. Por isso, gostaria que a população me desse essa oportunidade. Esse é o momento de ter uma deputada na região”, comenta Maria do Carmo. “Rio Claro tem tudo para crescer, mas tem que aprender a somar com os outros políticos”, acrescenta.
Aumento da tabela SUS
As propostas de trabalho abrangem várias áreas. Na saúde, a candidata pretende encampar a lutar para aumentar os valores da tabela do Sistema Único de Saúde (SUS). “Sei que isso compete ao governo federal, mas quero comprar essa briga”, informa Maria do Carmo que conta com o apoio do deputado federal Baleia Rossi, que tenta a reeleição.
Além disso, pretende apoiar o trabalho realizado pelo Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) desenvolvido pela Universidade de Campinas (Unicamp), presta assistência multiprofissional e interdisciplinar a mulheres e recém-nascidos. “O Caism atende mulheres grávidas, com câncer e pós-Covid. É o único do estado e atende todo o país com recursos do SUS. Porém, nem sempre os pagamentos são feitos e meu compromisso é apoiar esse trabalho que é maravilhoso”, destaca
Ainda na saúde há propostas relacionadas ao autismo que, segundo ela, cresceu muito depois da pandemia. A saúde mental também foi abordada. A candidata afirma que é preciso ter um trabalho integrado e multidisciplinar entre as equipes para diminuir o número e prevenir os suicídios, principalmente entre os jovens. “Os gestores têm que começar a entender que precisam trabalhar em equipe multidisciplinar e todos devem trabalhar na mesma linha porque senão vamos ter muitos casos de suicídio”, avalia.
Jovens e idosos
Ela não se esqueceu da terceira idade e, como deputada, pretende continuar o trabalho voltado para esse público realizado quando era vereadora.
Sobre os jovens eleitores, Maria do Carmo observa que eles precisam participar mais. “Eles têm que conhecer o Plano Diretor, ir na Câmara Municipal e participar dos conselhos. Essa juventude tem que participar porque é desse grupo que vão sair os novos candidatos a vereador, a prefeito, formar novos grupos para a cidade”, pontua.
Maria do Carmo também falou sobre a situação do servidor público. Segundo ela, muitas conquistas adquiridas foram retiradas e ela não vê questionamentos sobre isso.
Plano Diretor
A candidata ressaltou a importância do Plano Diretor do município. “Como deputada estadual vou pegar firme nisso porque quero ver minha cidade crescer. Tem muitos projetos que dá para fazer parcerias, mas precisa do Plano Diretor e Rio Claro está ficando para trás porque não tem o Plano Diretor”, observa.
Ela também tem planos de trabalhar no projeto do aeroporto, ver o que é necessário para a viabilização. Na área da habitação, Maria do Carmo afirma que outros municípios, como Campinas e Americana, estão com vários conjuntos habitacionais em andamento para todas as faixas de renda, porque têm “força política e gestão”.
Segundo ela, a avaliação social da prefeitura precisa melhorar, estudar melhor a família, para conseguir atendê-las melhor. Outra frente de trabalho é apoiar o desenvolvimento do empreendedorismo, principalmente com a mulher. “Quero atender esse povo mais humilde que precisa de atenção”.
Infraestrutura
Maria do Carmo elenca como uma das prioridades de Rio Claro é melhorar a infraestrutura, principalmente na zona norte que precisa de um grande investimento em drenagem para resolver os problemas com inundação. “Essa obra não será feita com recursos do município. O projeto tem que ser feito junto para buscar recursos nos governos estadual e federal”.
Na educação, a proposta é implantar projetos de período integral nas escolas em parceria com ONGs. Além disso, ajudar as entidades a terem a documentação correta e regular para que possam ter acesso aos recursos disponíveis.
Para Maria do Carmo, Rio Claro está triste e precisa voltar a ser como era: uma cidade alegre. Porém, segundo ela, as pessoas precisam participar mais. “Por isso quero ser eleita deputada estadual. Quero ser uma deputada que anda e não fica só na Alesp. Quero visitar os municípios, principalmente os pequenos e médios, que muitas vezes não têm acesso aos projetos e recursos disponíveis. Por isso quero que a população vote em mim”, finaliza.
Por Redação DRC / Foto: Diário do Rio Claro