Basquete e seu empecilho
Dentro do mundo do basquete existem muitos empecilhos. A partir do momento que você entra para o mundo dos esportes, você se percebe em um mundo totalmente novo e completamente diferente de tudo que o atleta já viu ou vivenciou. Muitas vezes, os atletas saem de suas cidades de origem por conta de oportunidades, empresários ou até mesmo patrocínios, pois o estado nunca te ajuda.
Sempre estão de olho em quem já está bem desenvolvido, os famosos “atletas de alto rendimento” que já estão em seu ápice ou quase lá, pois com isso o estado não tem a necessidade de investir em categoria de base e em atletas que talvez não se desenvolvam o suficiente ou que não tenham o retorno necessário para o estado monetariamente.
Todos os anos muitos atletas bons que poderiam se tornar atletas profissionais desistem de suas carreiras por não ter uma garantia de que vão conseguir se manter durante o período de desenvolvimento no esporte. Os materiais são todos muito caros, os espaços de treinamento se não são privados tendem a ser horríveis ou muito caros, sem contar o fato de muitos terem que trabalhar na adolescência. Com isso, perdermos muitos atletas por conta da falta de capital direcionado ao esporte de base.
Conheço muitas pessoas que desistiram dos seus sonhos por conta da incerteza do retorno, e pouquíssimos que recebem algo por serem atletas. Pode-se dizer que hoje em dia no Brasil, para ser atleta, não depende só de você e, sim, da sorte. Se você tem contatos, se sua família já é conhecida ou envolvida no esporte que é uma coisa muito difícil de acontecer, pois até mesmo sua família pode torcer contra você, deve-se sempre estar de olhos abertos.
Escrito pelo aluno Caio Viana da Escola Estadual Heloisa Lemenhe Marasca e membro da Rede Camões de jornais escolares. O texto possui fins pedagógicos.