Guardas Civis participam de curso para identificação de crimes de maus-tratos contra animais
Os Guardas Civis Municipais da Patrulha de Proteção Animal GCM Maurício, do Canil GCM Rafael e da Administração GCM Prochnow, participaram no município de Guarulhos/SP, na segunda-feira (19), do curso de formação teórica presencial, para identificação de crimes de maus-tratos em animais e exames de pericias em casos de crimes contra a fauna, ministrado pela Médica Veterinária Dra.Tália Missen Tremori e pela Diretora do Departamento de Proteção Animal – Juliana Kopczynski. Foram abordados temas como, Protocolo de Perícia em Bem Estar Animal (PPBEA), a imprescindível presença do Médico Veterinário acompanhando as ações da Guarda Civil, afim de identificar e caracterizar eventual prática de maus-tratos, e a materialização dos fatos. Também, esclarecendo que o procedimento clínico em todas as modalidades é atividade privativa do Médico Veterinário, conforme a Lei. Também foram apresentadas as legislações vigentes sobre os crimes contra animais, a importância da triagem inicial das ocorrências no local, do maior registro possível dos fatos e dos envolvidos, para posterior serem enviados ao Departamento de Proteção Animal para que sejam tomadas as devidas providencias administrativas ou judiciais.
GCM de Rio Claro recolhe motocicleta com escapamento emitindo ruído excessivo
Na noite de terça-feira (20), o Grupo de Apoio com Motocicletas da Guarda Civil em patrulhamento pela Avenida 12 no Jardim Brasília, conforme a Lei Municipal 5468/21 abordou o condutor de uma motocicleta que trafegava apresentando ruído excessivo. Em averiguação à motocicleta, e realizando a aferição do ruído do escapamento, utilizando o aparelho decibelímetro, onde acusou 108,7 decibéis, ou seja, valor acima do limite permitido por lei, que é de até 99 decibéis. Diante do fato a moto foi recolhida, e o condutor notificado em 300 UFMRC, o equivalente a R$ 1.195,56.
GCM localiza mini refinaria de drogas em casa abandonada em Limeira
Na manhã dessa quarta-feira (21), uma mini refinaria de crack e cocaína foi localizada no bairro Alto do Lago. Informações dos GCM Sordi, em patrulhamento pelo bairro, se deparou com dois indivíduos que ao avistarem a viatura fugiu em um veículo em alta velocidade, os guardas ao averiguarem a residência em frente onde o veículo estava, perceberam um forte odor de cocaína. Pela janela, nenhum móvel foi localizado, porém vários utensílios de refino de cocaína e um fogão estavam no interior da casa. Nos cômodos foram localizados, aparelho de liquidificador, balanças, embalagens, dois quilos de cocaína e produtos para refino de cocaína e crack. Os materiais e produtos foram encaminhados para a DISE e apreendidas. O local foi periciado pela polícia científica e a DIG seguirá com as investigações para saber quem seria o responsável pelo imóvel.