O objetivo principal de comemorar o Dia da Árvore é o da conscientização a respeito da importância da preservação dos recursos naturais.
Em várias partes do mundo é comemorado esse dia, mas em datas diferentes. No Brasil, a data 21 de Setembro foi escolhida em razão do inicio da primavera, que no hemisfério Sul começa no dia 23 de setembro.
A árvore é uma das mais importantes riquezas naturais e é um grande símbolo da natureza. As árvores são fundamentais para a vida na terra e são encontradas na natureza em diversas espécies arbóreas. Dentre os aspectos importantes que a árvore proporciona, destacamos: a produção de oxigênio no processo de fotossíntese, aumento da umidade do ar devido à evapotranspiração, fornecimento de sombra e abrigo para algumas espécies animais e redução de temperatura.
Destacamos também as espécies arbóreas que são plantas frutíferas, como por exemplo, a laranjeira, mangueira, limoeiro, goiabeira, abacateiro e pessegueiro, dentre outras. As espécies arbóreas, além de produzirem alimentos, também possuem outras aplicações econômicas, como é o caso da madeira, que serve como matéria-prima para construção de casas e fabricação de móveis. Também a celulose extraída principalmente de pinheiros e eucaliptos é fundamental para a fabricação de papel. Na indústria farmacêutica algumas espécies destacam-se em sua aplicabilidade por possuírem importante compostos.
Comemorar o Dia da Árvore tem como objetivo uma reflexão, pois em virtude da grande quantidade de utilizações e da expansão urbana, verificamos grandes áreas de desmatamento, espécies arbóreas estão sendo exterminadas. A vida da população é afetada de maneira direta pelo desmatamento, como o enfrentamento de erosões, redução do regime de chuvas e da umidade relativa do ar, assoreamento dos rios, perda da biodiversidade e desertificação.
No dia 21 de setembro não devemos apenas fazer o ato simbólico do plantio de uma árvore, mas sim nesta data devemos também ter uma mudança de postura, pois nossos atos atuais vão afetar diretamente as futuras gerações. A conscientização a respeito sobre a importância da conservação de nossas árvores devem ser prioritárias, portanto políticas públicas que combatam a exploração ilegal de árvores são essenciais.
Toda região brasileira possui uma árvore como simbologia: região Norte a castanheira, região Nordeste – a carnaúba, Centro Oeste – Ipê Amarelo, Sudeste – pau-brasil e a árvore símbolo da região Sul é a araucária.
Neste Dia Mundial da Árvore devemos aderir ao plantio, lembrando desses cinco motivos: proteção natural – as árvores reduzem a velocidade dos ventos, a poluição sonora e visual e fornecem abrigo a fauna e a flora; estabilidade do solo – evita o desgaste, erosão e deslizamento; conforto térmico – promovem sombreamento e regulam a temperatura e umidade da planta; redução da poluição – o plantio de árvores contribui para combater o aquecimento global, absorvem gás carbônico e liberam oxigênio, áreas arborizadas contribuem para melhorara a qualidade do ar; preservação dos cursos d`água – uma árvore adulta absorve 250 litros de água e evita que as enchentes ocorram.
As árvores nos ensinam que estar em contato com a natureza é restaurador, calmante e importante para a nossa saúde mental e física. Árvores são patrimônios ambientais que existem nas cidades, você pode caminhar nas calçadas, praças e parques e ser mais saudável.
Neste Dia da Árvore que todos possamos perceber sua importância nas nossas vidas e zelar por elas.