A manutenção de árvores localizadas em áreas particulares, como calçadas, residências, ou terrenos é de responsabilidade dos proprietários. Antes que os galhos toquem a rede elétrica, os mesmos devem contratar profissionais para a execução da atividade que exige cuidados.
“Esse tipo de serviço só deve ser realizado por profissionais preparados, qualificados, autorizados e que estejam com equipamentos de segurança adequados”, explica Guilherme Mafra, gerente de Saúde e Segurança da Neoenergia Elektro.
A concessionária realiza periodicamente palestras alertando para os cuidados com a rede elétrica no momento da poda de galhos e reforça:
Somente execute a poda se a árvore estiver abaixo da rede elétrica a uma distância mínima de 2 metros. Nos casos em que a árvore está próxima (a menos de 2 metros de distância) ou sobre a rede elétrica, entre em contato com a concessionária de energia para que seja efetuado o desligamento da rede elétrica e a poda executa de maneira segura;
· Antes de iniciar a atividade de poda, deve-se observar a existência de enxames de abelhas e vespas. Acionar o Centro de Zoonoses Municipal, para a remoção dos mesmos.
· No caso de galhos grandes, mais pesados, o corte deve ser feito aos poucos, em pedaços menores, evitando acidentes;
· Jamais tocar no galho caso o mesmo esteja em contato com a rede elétrica.
Isso porque, ao tocar a fiação, os galhos podem causar um curto-circuito, interromper o fornecimento de energia e, em alguns casos, partir os cabos e provocar acidentes fatais.
“A concessionária deve ser comunicada imediatamente quando um objeto tocar na rede elétrica provocando o rompimento de cabos”, conclui Guilherme Mafra.
Foto: Divulgação