A BRK, concessionária responsável por serviços de esgoto de Rio Claro, retomou em agosto a realização de palestras para estudantes do município após o fim das férias escolares. As palestras têm o objetivo de orientar e conscientizar os alunos sobre o sistema de esgotamento sanitário. No mês, foram 27 ações para um público de mais de 1600 crianças. As atividades ocorrem por meio de dois programas de educação ambiental.
Um deles é a campanha “Lixo Zero na Rede”, que disponibiliza palestras que explicam o funcionamento dos serviços de esgotamento sanitário e orientam sobre as consequências do descarte irregular de resíduos nas tubulações de esgoto. “O objetivo é conscientizar os alunos quanto aos principais problemas causados pelo descarte de lixo nas redes, entre eles o extravasamento de esgoto, tendo como possível consequência o retorno para dentro dos imóveis”, cita Thaís Cortina, gerente de Comunicação e Sustentabilidade da BRK.
A ação “Lixo Zero na Rede” também traz orientações sobre a ligação correta das águas, esclarecendo a importância de não conectar as tubulações de águas pluviais (de chuva) às redes de esgoto, uma vez que, a água de chuva precisa ser direcionada às galerias de águas pluviais, enquanto somente o esgoto deve estar ligado às redes de coleta, para que possa ser direcionado às estações de tratamento, antes de ser devolvido, limpo, aos rios da cidade.
“Já pelo programa “Olho Vivo” buscamos incentivar os rio-clarenses a realizarem o descarte adequado do óleo de cozinha usado, um dos principais vilões do meio ambiente e das redes de esgoto”, explica a gerente. Ao ser despejado irregularmente em pias, tanques ou vasos sanitários, o óleo fica retido em forma de gordura nas tubulações, causando sérios problemas. Isso porque o sistema público de esgotamento sanitário de uma cidade é dimensionado e construído com objetivo de coletar, afastar e tratar, exclusivamente, os esgotos domésticos gerados por sua população (residências, escolas, comércios, indústrias etc.). “O óleo encrustado e solidificado nas tubulações de esgoto dificulta a passagem do efluente e causa o entupimento das redes.”
Com a destinação adequada, o óleo de cozinha usado pode ser reaproveitado como matéria-prima em indústrias da região que o utilizam para produção de tintas, produtos de limpeza e até biodiesel. As palestras desse programa, orientam à população para o descarte do resíduo nos pontos de coleta do município, que podem ser consultados pelo link https://www.brkambiental.com.br/rio-claro/coleta-de-oleo.
Agendamento de Palestras
Escolas, empresas e instituições interessadas em receber as palestras da BRK podem solicitar o agendamento da ação pelo e-mail sustentabresp@brkambiental.com.br. As atividades são disponibilizadas de forma presencial e on-line. Para outras informações e solicitação de serviços, a concessionária disponibiliza atendimento telefônico gratuito pelo 0800-771-0001.