A prisão ocorreu na manhã dessa quinta-feira (8), após equipe da Polícia Militar ser acionada por morador que suspeitou da atitude do indivíduos. De acordo com informações do Boletim de ocorrência, o criminoso estava pelo bairro Jardim Nova Veneza, abordando moradores como se fosse funcionário da saúde e usando a mesma justificativa que usou em outra residência que havia praticado o assalto, disse que iria realizar serviço de pulverização. Os policiais chegaram no bairro e o indivíduo já não estava por á, porém receberam informações com as características do suspeito que estaria usando máscara descartável, boné, blusa de frio preta e ainda carregava um pulverizador amarelo. Os policiais realizaram patrulhamento e quando chegaram pela Rua 32, do bairro Jardim Paulista, constataram um homem com as mesmas características correndo e outras pessoas atrás dele gritando pega ladrão.
O indivíduo tentou fugir, dispensando algo pelo caminho, mas foi abordado e detido pela PM, durante a revista, nada de ilícito foi encontrado. Contudo, durante a abordagem a vítima se aproximou e disse que o suspeito estava armado, que tinha acabado de roubar seu telefone celular dentro da sua empresa de reciclagem. Assim, a equipe da PM retornou no local em que visualizaram o indivíduo dispensar algo e encontrou um simulacro de arma de fogo, além do celular da vítima. Depois disso compareceram na empresa da vítima e realizaram a apreensão do pulverizador que o meliante deixou no local durante a fuga.
Ainda de acordo com o registro, a vítima relatou que o indiciado chegou em seu comércio de reciclagens se identificando como servidor da prefeitura, dizendo que precisava realizar serviço de dedetização no interior do estabelecimento, sob pena de multa. Em certo momento, o indivíduo pediu um copo de água, quando a vítima foi até o escritório, acabou sendo surpreendida pelas costas, o indivíduo colocou uma arma de fogo em sua cabeça e anunciou o assalto. Foi subtraído um telefone celular, sendo que durante a ação duas funcionárias presenciaram o roubo e então saíram correndo, tendo o ladrão se assustado e fugido, sendo perseguido pela vítima e por policiais que passavam pelo local.
INVESTIGAÇÕES
A Polícia Civil já realizava investigação com vistas a esse indivíduo que se passava por agente da saúde, foi constatado então que se tratava do mesmo criminoso que roubou uma residência na manhã de segunda-feira (5), no bairro Jardim São Paulo. Na data o indivíduo também se identificou como funcionário da Secretaria da Saúde e trajava o uniforme correspondente. Agiu da mesma forma, disse que precisara realizar uma dedetização na residência da vítima por conta da zoonose viral da varíola dos macaco. Após ser permitida sua entrada na casa, usou o mesmo modus operandi, pediu um copo de água, momento em que encostou uma arma de fogo na região da barriga da moradora de 66 anos, além de render também o outro morador da casa de 77 anos. Em seguida fugiu levando diversos pertences e um veículo.
Na delegacia, o criminoso acabou confessando os crimes, recebeu voz de prisão em flagrante, permanecendo detido à disposição da justiça.
Por Janaina Moro / Foto: Divulgação