Na última semana, o incêndio no Instituto de Biociências da Unesp Rio Claro abalou e indignou estudantes, professores e demais setores da sociedade que se preocupam com a produção científica e a educação pública do país.
A tragédia é mais uma exposição do descaso que sofrem as universidades brasileiras e a produção de conhecimento no Brasil. A diminuição dos recursos destinados às universidades prejudicam seu funcionamento e, inclusive, sua estrutura. Falta de vistorias de segurança, não apuração de falhas e danos nas partes elétrica, hidráulica, laboratorial e dentre outras são algumas das consequências da diminuição orçamentária. O incêndio ocorrido na última quarta-feira (31) é um reflexo justamente dessa falta de recursos destinados à manutenção das instalações da universidade e da grande demora e burocracia para que sejam resolvidos seus problemas. O prejuízo é incalculável, já que diversos itens de laboratório, acervos construídos e adquiridos historicamente, instrumentos de pesquisa, resultados de trabalhos e muitas outras coisas foram perdidos. Ainda em luto, os estudantes convocam toda a sociedade para se juntar nesta luta em defesa da ciência, da pesquisa e da educação pública do nosso país. Vamos às ruas de Rio Claro denunciar essa tragédia.
ATO
A concentração está marcada para começar às 10h com confecção de cartazes em frente ao portão 1 da Unesp, saindo em passeata às 11h em direção ao Jardim Público, no centro onde se encerrará às 13h.
Foto: Divulgação