O sentimento foi de susto e tristeza no meio da tarde dessa terça-feira (31), para a comunidade científica, alunos, professores e funcionários do Campus da Unesp de Rio Claro. Um grande incêndio tomou conta de um dos prédios da Universidade e destruiu documentos importantes. “Uma coleção didática, Laminário que foi recuperado no início deste ano, material taxidermizado, osso, coleção que foi comprada pelo Instituto de Zoologia na Itália e levou tudo, todo o acervo foi embora. Coleção que usava para dar aula, que estava na Unesp desde 1959, muito triste”, destacou emocionado um professor momentos após o incêndio.
Segundo o professor José Alexandre Perinotto, assessor da reitoria, as perdas são muito grandes e abalam a todos ligados à ciência. “O fogo consumiu coleções inteiras do departamento de Zoologia, além de equipamentos que acabaram de chegar, o anfiteatro que recebeu reforma recentemente também foi atingido, sem contar pesquisas de décadas que estavam em andamento. É um episódio que não dá para comparar na história da Unesp”, declara o professor.
Corpo de Bombeiros atuaram por quase 4 horas
Equipes do Corpo de Bombeiros atuaram por horas no local para combater as chamas e minimizar os impactos das perdas. O incêndio ocorreu no Instituto de Biociências, que fica Unesp (Universidade Estadual Paulista), bairro Bela Vista, em Rio Claro. De acordo com informações, o fogo começou por volta das 16 horas. Perícia deverá apontar as causas que levaram ao início do incêndio, mas a suspeita é de um curto-circuito teria ocorrido no laboratório de Zoologia e o fogo se alastrou.
Foram quase quatro horas de trabalho intenso. Corpo de Bombeiros contou com apoio de equipes da Defesa Civil de Rio Claro
NOTA OFICIAL
Na noite de ontem a Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp emitiu um comunicado oficial sobre o ocorrido.
“Um incêndio atingiu na tarde desta quarta-feira (31), por volta das 16h, o prédio central do Instituto de Biociências (IB) do câmpus de Rio Claro da Unesp. O local abriga salas de aula, laboratórios e salas de professores. As causas do incêndio ainda estão sendo apuradas. Quando o fogo começou, as principais medidas de segurança foram tomadas e o espaço, prontamente evacuado sem que houvesse vítimas. Os bombeiros foram chamados e seguem no local tentando controlar o fogo, que se espalhou rapidamente. Há significativos prejuízos materiais, ainda sendo dimensionados. A direção do câmpus informa que as aulas nas duas unidades universitárias da Unesp em Rio Claro, o Instituto de Biociências e o Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE), estão interrompidas por questão de segurança”.
Por Janaina Moro / Fotos: TV Claret