Em nota enviada à imprensa local o hospital Santa Filomena esclarece que melhor forma para a prevenção da Gripe Influenza H1N1 e suas diferentes mutações é a vacinação.
Declarou que o hospital segue todos os protocolos de tratamento e comunicação da doença. Segue abaixo a nota na integra: “Viemos a público esclarecer matéria divulgada pela imprensa e tranquilizar a população, sobretudo os usuários do Hospital Santa Filomena, sobre a Gripe H1N1. Desde 2009 a Gripe Influenza (H1N1 e suas diferentes mutações) vem se propagando por vários países. Infelizmente, esta doença foi responsável por quase duas mil mortes no Brasil já no ano de 2016. Segundo dados do Ministério da Saúde, entre janeiro e 2 de junho de 2018, o Brasil teve 374 novos casos de óbitos.
A infecção pelo H1N1 é uma doença de contaminação por partículas respiratórias, que ocorre predominantemente no período do inverno e, na maioria dos casos, evolui de maneira benigna. Infelizmente alguns casos têm evolução complicada, sobretudo quanto ao quadro pulmonar. Uma forma fundamental para a prevenção desta doença é a vacinação, que ainda pode ser realizada tanto na rede pública quanto na rede particular. Frente a qualquer suspeita, o indicado é procurar um médico, já que somente ele tem a habilidade necessária para distinguir uma gripe comum da influenza, além de indicar o melhor tratamento.
Vale ainda ressaltar que tanto o Hospital Santa Filomena, quanto os outros hospitais e serviços de saúde, seguem os protocolos de tratamento e comunicação da doença H1N1 estabelecidos pelo Ministério da Saúde, o que tem sido fundamental para o combate da doença. O Hospital Santa Filomena lamenta que esta doença ainda venha causando óbitos em nosso País.”