A McLaren anunciou a rescisão do contrato com o piloto australiano Daniel Ricciardo. Ele vai deixar a equipe ao final dessa temporada. Isso deixa as portas abertas para a equipe confirmar a chegada do estreante Oscar Piastri, atual campeão da F2, como titular da equipe. Piastri está no centro de uma disputa entre o time inglês e a Alpine.
O contrato de Ricciardo iria até o término de 2023, mas o CEO da McLaren, Zak Brown, já havia deixado claro haver brechas no acordo para uma rescisão. De praxe, o que acontece nestes casos é o pagamento dos salários do último ano de contrato que não está sendo cumprido. Ou seja, a McLaren desembolsaria cerca de 20 milhões de dólares para fazer a troca.
Fica a dúvida sobre qual será o próximo passo para o carismático australiano. O agora chefe da Alpine, Otmar Szafnauer, já afirmou que receberia o piloto de braços abertos de volta ao time, embora é de se imaginar que seu valor de mercado esteja bem mais baixo após a passagem pela McLaren. Guenther Steiner, da Haas, também afirmou que a equipe já entrou em contato com o piloto para ocupar a vaga que é hoje de Mick Schumacher.
Na verdade, não há muitas opções para Ricciardo no momento, com a maioria das vagas já fechadas. Uma possibilidade que o australiano sempre levantou foi correr nos Estados Unidos, país em que, inclusive, passou as férias de agosto.
Daniel ainda disputa as nove etapas restantes da temporada 2022. A próxima delas acontece neste fim de semana, na Bélgica, no circuito de Spa-Francorchamps, prova na qual Ricciardo venceu em 2014.
Por E. Cortez / Foto: Divulgação/McLaren