A busca incessante por um padrão de beleza traz sempre muitas novidades, divulgadas rapidamente pela internet. No entanto, como a proliferação de tais informações ocorre sem nenhum critério, tornam-se comuns os casos de graves complicações.
Um exemplo desse fenômeno vem ocorrendo desde o início do mês, com a circulação de diversos vídeos sobre uma nova técnica para afinar o formato do nariz: a chamada rinoplastia caseira. O fato é que esses supostos tutoriais, que envolvem materiais como fios desencapados e cola quente, podem ocasionar deformidades irreversíveis, sangramentos, infecções e até a morte.
O cirurgião plástico e membro titular da SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica), Daniel Sundfeld Spiga Real, explica que graças à mercantilização da medicina, indivíduos sem qualquer ética e moral postam invenções absurdas, isto é, fake news relacionadas a procedimentos estéticos. “São produções enganosas, repletas de montagem e que não correspondem à realidade, mas para a população leiga aparentam veracidade e, assim, as tragédias ocorrem”, menciona.
Segundo Sundfeld, procedimentos médicos feitos por pessoas não capacitadas, em ambientes inadequados e sem os materiais e instrumentais específicos causam graves danos. “Tais condições podem resultar em infecções graves e necrose tecidual, com perda de unidades anatômicas. No caso especifico da região nasal, as complicações incluem embolizações com trombose de seio cavernoso, cegueira e a perda total do nariz”, exemplifica.
O cirurgião plástico destaca que a procura por procedimentos faciais tem aumentado de forma significativa, incluindo a rinoplastia. “Podemos atribuir esse crescimento aos aplicativos e filtros de redes sociais, pois o indivíduo quer que aquela autoimagem vislumbrada na tela se torne realidade. Cabe ao cirurgião plástico ético e bem capacitado, em consulta, adequar as expectativas dos pacientes ao que realmente se pode alcançar com a rinoplastia”.
Por fim, o médico salienta que o profissional correto para a rinoplastia é o cirurgião plástico, pois ele apresenta em sua formação todo o treinamento necessário para que o procedimento aconteça com toda a segurança e com riscos mínimos. “A rinoplastia se emoldura como um dos procedimentos mais difíceis e detalhistas da cirurgia plástica, devendo ser muito bem realizado na primeira intervenção, já que a necessidade de novos procedimentos torna mais complicada a evolução e a qualidade da cirurgia. A busca pelo profissional deve ocorrer nos sites do Conselho Federal de Medicina e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, em que constam os médicos com capacitação adequada a realizar a rinoplastia”, completa.
Foto: Reprodução/Internet