O município de Rio Claro reduziu a fila de espera por cirurgias eletivas, procedimentos considerados não urgentes e que são feitos com dia e horário marcados. O anúncio foi feito na quarta-feira (17) pelo prefeito Gustavo Perissinotto durante coletiva de imprensa da qual também participou a secretária municipal de Saúde, Giulia Puttomatti.
De acordo com ele, a cidade zerou a fila para gastroenterologia, hérnia inguinal, hemorroidas e vesícula. E até o mês de outubro deve ser zerada a fila de oftalmologia para catarata e pterígio. “A gente está fazendo grande mutirão na próxima semana para realizar esses procedimentos”, informou Gustavo.
O mutirão de oftalmologia vai atender 275 pessoas que estavam na fila de espera. Segundo a Fundação Municipal de Saúde, “os 275 pacientes que farão a cirurgia já foram convocados e farão a avaliação pré-cirúrgica neste sábado (20). A cirurgia será realizada no sábado seguinte no Centro de Especialidades e Apoio Diagnóstico (Cead)”.
Além de zerar a fila nessas especialidades, o município diminuiu expressivamente a fila em outras áreas. Segundo Gustavo, houve redução de mais de 70% para cirurgias eletivas de ginecologia, acima de 60% em pediatria e ortopedia, e 50% em vascular. No setor de neurologia foram realizadas 106 cirurgias de coluna e 30 de crânio. Esses procedimentos são de alta complexidade e são regulados pela Cross (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde), serviço do governo estadual. Conforme o prefeito, Rio Claro não tem filas para cirurgias eletivas de oncologia.
“Nós avançamos muito na prestação dos serviços de saúde. No entanto, a despeito dos índices estarem positivos, a avaliação do serviço pelo usuário é subjetiva. Às vezes o paciente esperou um pouco mais devido a problemas pontuais daquele dia e isso gera reclamação”, destacou.
Vale lembrar que o agendamento de consultas na rede pública municipal de saúde agora é feito por meio da Central de Acessso Avançado em Saúde (Caas), pelo telefone 0800-019-0999. O serviço foi lançado na quarta-feira (17). Pela central, a população pode agendar, reagendar e cancelar consultas. Todos os demais procedimentos, como marcação de exames, são realizados pela rede municipal de saúde.
Por Redação DRC / Foto: Agência Brasil