O estado de São Paulo registrou de janeiro a junho deste ano 75 caos de feminicídios, sendo o mês de março com mais morte de mulheres por este crime, com 19 registros, conforme dado9s da Secretaria de Segurança Pública.
Combate à violência doméstica
O mês é chamado de Agosto Lilás que tem o objetivo de incentivar ações de combate à violência doméstica. No dia 10, a Lei Maria da Penha completou de 16 anos e é uma das ferramentas de apoio à este público.
Em Rio Claro uma das iniciativas é a Patrulha Maria da Penha, criada em 2017 e iniciou suas atividades em dezembro de 2018, para atendimento de ocorrências de violência doméstica contra mulheres e idosos. Atualmente há 1284 mulheres cadastradas no banco de dados da Patrulha Maria da Penha até o mês de julho de 2022, e recebem esse atendimento quando solicitam o serviço através de denúncia ao fone 153 da Guarda Civil. Durante o ano de 2022, a Patrulha Maria Penha já realizou 22 atendimentos de descumprimento de medida protetiva, onde o autor acabou autuado em flagrante e preso
Por Janaina Moro / Foto: Divulgação