Canil da Guarda Civil encontra entorpecentes no Jardim Novo I
Na noite de terça-feira (16), a viatura 4.5418, Equipe Canil da Guarda Civil, em patrulhamento preventivo pela Rua 17, no Jardim Novo I, local conhecido pela venda de entorpecentes, avistou um indivíduo, aparentando ser adolescente trajando bermuda e camiseta, o qual ao notar a presença da viatura empreendeu fuga em direção a uma mata existente, não sendo mais encontrado. Com o apoio do cão farejador Iron, a equipe realizou buscas nas imediações, e localizou 312 microtubos contendo substância análoga a cocaína e 213 porções aparentando ser maconha, totalizando 945 gramas de drogas. Os entorpecentes foram apresentados no Plantão Policial para registro de boletim de ocorrência e a apreensão das drogas.
Homem é detido com tampa de ferro furtada de rede pública de esgoto
A ocorrência foi registrada, no início da noite de terça-feira (16), os GCMs Dos Santos, Marcos e Carlos Silva, receberam informações do COP (CENTRO DE OPERAÇÕES INTEGRADAS) da GCM, que um indivíduo estava de posse de uma tampa de ferro da rede de esgoto. Em patrulhamento pelo bairro Vista Alegre avistaram e detiveram o suspeito. O indivíduo de 24 anos assumiu que furtou o objeto da via pública na avenida Costa e Silva para vender e consumir drogas. O indivíduo foi conduzido à Central de Flagrantes e autuado em flagrante por furto qualificado. O objeto de aproximadamente 20 quilos foi recolhido pelo representante da empresa. A GCM está intensificando fiscalizações em comércios de ferro velho para inibir esses furtos.
Combate a furtos de fios é tema central de reunião de gabinete de segurança em Limeira
A quarta reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), aconteceu ontem (17) na Prefeitura de Limeira e foi conduzida pelo prefeito Mario Botion. No encontro, foram debatidas as ações relacionadas ao combate a furtos de fios. “Nos últimos dias, graças ao intenso trabalho da Guarda Civil Municipal, apreendemos mais de uma tonelada de fios de cobre”, ressaltou o chefe do Executivo. O combate a roubos e furtos de veículos, as campanhas contra cerol e queimadas também estavam em pauta.
O secretário de Segurança Pública e Defesa Civil, Wagner Marchi, destacou que as medidas também abrangem a fiscalização em comércios de compra e venda desses materiais para inibir a receptação. “Esse tem sido um trabalho permanente, determinado pelo prefeito Mario Botion, e que envolve as secretarias municipais e as demais forças de segurança de Limeira”, observou Marchi.
BOMBEIROS
Durante a reunião, o novo comandante do Corpo de Bombeiros de Limeira, tenente Lucas Félix da Silva foi apresentado. Ele substitui Erik Dias Fernandes, que irá para Piracicaba. O capitão dos Bombeiros, Fabio Henrique Giovani, e o sargento Lucas Lucena Vieira, também estiveram presentes. “Que o tenente Félix seja bem-vindo e continue o bom trabalho do tenente Erik, a quem desejo sucesso”, afirmou o prefeito Mario Botion.
Após atuação do Ministério Público, Guarda Civil de São Pedro cria Corregedoria e Ouvidoria
No âmbito de inquérito civil instaurado pela promotora de Justiça do Patrimônio Público e Social da comarca de São Pedro, Angélica Sigollo, a prefeitura do município foi estimulada extrajudicialmente a promover os atos necessários para adequar a estrutura da Guarda Civil Municipal à Lei Federal nº 13.022/2014 – Estatuto Geral das Guardas Municipais.
Segundo a promotora de Justiça, a criação e implementação de órgãos próprios, permanentes e com atribuições de controles interno (Corregedoria) e externo (Ouvidoria) são medidas necessárias à adequada transparência e fiscalização do órgão, bem como viabilizam a otimização dos trabalhos da corporação.
Como consequência, a atuação resolutiva do caso culminou numa verdadeira reforma administrativa, com previsão expressa de percentual de vagas destinadas ao gênero feminino e requisitos objetivos mínimos para a progressão funcional na carreira, em todos os níveis.
A prefeitura terá 120 dias para implementar o conteúdo da Lei Complementar Municipal de 196/22.
Foto: Divulgação