A coletividade esportiva de Rio Claro está em luto. Faleceu no dia de ontem, Mauro Francisco do Nascimento, o Pico, como era conhecido. Na década de 1980 foi treinador das categorias de base do Rio Claro FC, disputando os campeonatos promovidos pela Liga Municipal de Futebol.
Aos sábados, pela manhã, ao lado de outro saudoso dirigente rioclarista Ettore Domaneschi, reunia a garotada de toda a cidade para treiná-los. Cada time, tinha uma cor de camisa específica. Eram dezenas, centenas de garotos, que logo às 7 horas, já esperavam ansiosos, os portões do estádio Schmidtão serem abertos para participarem dos famosos e disputados “coletivos”.
Pico chegou a dirigir o time profissional do Rio Claro, em alguns jogos. Quando saiu do Rio Claro FC, treinou o time do Paulistano, formado por garotos que resolveram acompanhá-lo, tamanho apreço que tinham pelo técnico. Eram outros tempos. Antes e acima do dinheiro, vinha o amor pelo futebol. Atualmente, Pico era servidor público aposentado. Os adultos de hoje, na faixa dos 50 a 55 anos, que gostavam de jogar futebol, em Rio Claro, naqueles tempos, certamente se lembram do Pico. Aos familiares, as condolências do jornal Diário do Rio Claro.
Por Geraldo Costa Jr. / Foto: Divulgação