A fundação do 37º Batalhão de Polícia Militar do Interior “Cel PM Sérgio Mônaco”, ocorreu em 15 de agosto de 1989, por força do Decreto nº 29.911, de 12 de maio de 1989, do Governador Orestes Quércia, tendo como primeiro comandante o Tenente Coronel PM Pedro Frederico Facchini, Prefeito Municipal de Rio Claro o Dr. Azil Brochini e Presidente da Câmara Municipal o Professor Dr. Luiz Roberto Dante.
Atualmente tem como comandante o Tenente Coronel PM André Luiz Pereira Leite Vianna. A data foi celebrada na tarde dessa segunda-feira (15) no auditório do Sest/Senat, com a presença de diversas autoridades. Durante o evento diversas ações e o trabalho realizado ao longo das três décadas foram destacados “Comemoramos nossos 33 anos com a concretização de muitos projetos, entre muitos, estão, a implantação da Atividade Delegada nos municípios de Corumbataí, Ipeúna e Torrinha; tramitação da implantação da Atividade Delegada no município de Itirapina; tramitação legislativa municipal da Atividade Delegada no município de Santa Gertrudes; Prêmio Polícia Militar da Qualidade, grau bronze, ciclos 2017, 2018 e 2019; Prêmio Paulista de Qualidade da Gestão 2021, Mérito de Inovação em Gestão, com o projeto Visita Programada em Propriedade Rural; inauguração da nova sede do Pelotão em Santa Gertrudes e tratativas para a tão sonhada construção da sede do 37º BPMI”, observou o comandante.
Conforme divulgação do Batalhão, a área territorial do 37º BPMI possui 3.372,54 Km² e uma população estimada de 312.981 habitantes (IBGE2021) ao longo dos seus oito municípios: Rio Claro (209.548 hab), Brotas (29.862 hab), Santa Gertrudes (27.850 hab), Itirapina (18.610 hab), Torrinha (10.100 hab), Ipeúna (7.824 hab), Analândia (5.115 hab) e Corumbataí (4.072 hab).
O Tenente Coronel PM André Vianna é o décimo sétimo comandante desde sua criação, a 1ª Companhia (Rio Claro) é comandada pelo Cap PM Gustavo Arruda, a 2ª Companhia (Itirapina) comandada pelo Cap PM Vitor Socolowski e a Companhia de Força Tática (Rio Claro) comandada pelo Cap PM Jone César.
História
O Brasão de Armas do 37º BPM/I, que os policiais militares orgulhosamente ostentam na manga direita de suas fardas, representa o que o povo paulista espera do efetivo e da Unidade: a pomba em branco simboliza a honestidade, a sinceridade e os anseios republicanos da região; o ramo de palmeira indaiá, árvore de ocorrência nativa em nossa região, simboliza a vitória e a paz; a haste de cana-de-açúcar simboliza a constância, mostrando a força da economia regional do agronegócio.
Por Janaina Moro / Foto: Lucas Neri/TV Claret